em , ,

Indiano Satya Nadella é o novo presidente-executivo da Microsoft

Diretor da área de computação em nuvem substituirá Steve Ballmer. Objetivo é garantir ‘que a Microsoft prospere em um mundo móvel’, diz. A Microsoft anunciou nesta terça-feira (4) que Satya Nadella, diretor da área de computação em nuvem da empresa, irá substituir Steve Ballmer como novo presidente-executivo da maior companhia de software do mundo. Nadella […]

Diretor da área de computação em nuvem substituirá Steve Ballmer.
Objetivo é garantir ‘que a Microsoft prospere em um mundo móvel’, diz.

Satya Nadella é o novo CEO da Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)
Satya Nadella é o novo CEO da Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (4) que Satya Nadella, diretor da área de computação em nuvem da empresa, irá substituir Steve Ballmer como novo presidente-executivo da maior companhia de software do mundo. Nadella assume o cargo imediatamente e também passa a integrar o Conselho de Diretores da Microsoft.

A nomeação encerra a busca de mais de 5 meses da Microsoft por um novo CEO. Em agosto de 2013, Ballmer anunciou que se aposentaria em 12 meses e deixaria a presidência da empresa, cargo que ocupava desde janeiro de 2000.

Em mensagem enviada aos funcionários da Microsoft, Nadella deixou claro que o seu objetivo é garantir “que a Microsoft prospere em um mundo móvel e que a nuvem seja prioridade”.

“Embora tenhamos visto um grande sucesso, estamos com fome de fazer mais. Nossa indústria não respeita a tradição – só respeita inovação. Este é um momento crítico para a indústria e para a Microsoft. Não se enganem, estamos caminhando para lugares melhores – assim como a tecnologia evolui, nós evoluímos com ela e afrente dela”.

Nadella nasceu em 1967 em Hyderabad, na Índia, onde a Microsoft tem seu maior centro de pesquisa fora dos Estados Unidos. Ele trabalha na Microsoft há 22 anos e rapidamente subiu a escala corporativa com papéis de liderança nas equipes de Office e do sistema de buscas Bing.

Com a mudança, o fundador da Microsoft Bill Gates deixa a presidência do conselho da companhia e assume a função de conselheiro de tecnologia. De acordo com Gates, que desde 2008 reduziu sua participação diária no funcionamento da empresa, esse foi um pedido de Nadella. Gates será sucedido por John Thompson, membro do conselho da Microsoft desde 2012.

“Durante esse tempo de transformação, não há pessoa melhor que Satya Nadella para liderar a Microsoft”, afirmou Gates em comunicado. “Satya é um líder comprovado com habilidades ‘hardcore’ de engenharia, visão de negócio e capacidade para unir as pessoas. Sua visão de como a tecnologia será usada e experimentada em todo o mundo é exatamente o que a Microsoft precisa ao passo que a companhia inaugura seu próximo capítulo de inovação e crescimento”.

Ballmer, agora ex-CEO da Microsoft, também comentou a nomeação de Nadella e disse que o novo presidente-executivo sabe “detectar oportunidades”. “Ele tem ótimos ‘insights’ para negócios e uma notável capacidade de ver o que está acontecendo no mercado”. Ballmer continuará fazendo parte do conselho da Microsoft.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Barreiras: Família acusa maternidade de recusar parto: ‘mandaram fechar as pernas’

Câmara de vereadores de Barreiras inicia o ano com a transmissão das sessões por três emissoras