em

FBI investigará as copas do Mundo realizadas na África do Sul e no Brasil

O FBI – a Polícia Federal dos Estados Unidos – investiga um esquema de suborno sobre as escolhas das Copas do Mundo realizadas na África do Sul, em 2010, e a do Brasil, em 2014. A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, não deu detalhes sobre a escolha do Brasil como sede, mas disse que […]

O FBI – a Polícia Federal dos Estados Unidos – investiga um esquema de suborno sobre as escolhas das Copas do Mundo realizadas na África do Sul, em 2010, e a do Brasil, em 2014. A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, não deu detalhes sobre a escolha do Brasil como sede, mas disse que as investigações apontam o pagamento de suborno e de propina em negociações de grandes campeonatos nos últimos 24 anos. Os valores ultrapassam US$ 150 milhões.

Loretta Lynch ressalta que a Fifa e outras entidades "corromperam" o processo de escolha da África do Sul para sediar a Copa do Mundo de 2010. Divulgação/Agência Lusa/EPA/Justin Lane/Direitos Reservados
Loretta Lynch ressalta que a Fifa e outras entidades “corromperam” o processo de escolha da África do Sul para sediar a Copa do Mundo de 2010. Divulgação/Agência Lusa/EPA/Justin Lane/Direitos Reservados

“Em 2004, começou a campanha para a escolha da sede do Mundial de 2010, que acabou por ser atribuído à África do Sul, a primeira vez que o continente africano acolhia o torneio. Até para este evento histórico, dirigentes da Fifa e outros corromperam todo o processo recorrendo a subornos para influenciar a escolha do anfitrião”, denunciou Loretta Lynch.

Sobre a Copa de 2010, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou que investiga 25 oficiais da Fifa e um funcionário do comitê da Copa do Mundo da África do Sul. Também estão sendo investigadas pessoas e entidades de outros países que participaram nas negociações deste Mundial e de outros.

Em tom mais agressivo, Richard Weber, diretor do Internal Revenue Service (IRS), equivalente à Receita Federal dos Estados Unidos, definiu o torneio da Copa do Mundo como “fraude” e disse que a Fifa “levou cartão vermelho”.

Nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da Fifa foram indiciados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, acusados de conspiração e corrupção desde 1991.

Entre os acusados estão Jack Warner, antigo presidente da Confederação Norte-Americana de Futebol (Concacaf); dois vice-presidentes da Fifa; o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman, assim como o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol).

O brasileiro José Maria Marin está entre os detidos na Suíça por corrupção na Fifa. Marcus Brandt / Agência Lusa
O brasileiro José Maria Marin está entre os detidos na Suíça por corrupção na Fifa. Marcus Brandt / Agência Lusa

Os outros dirigentes indiciados são o brasileiro José Maria Marín, o costa-riquenho Eduardo Li, o nicaraguense Júlio Rocha, o venezuelano Rafael Esquivel e Costas Takkas, das Ilhas Cayman.

Leandra Felipe – Corresponde da Agência Brasil/EBC

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Modelo Robério Theodoro realiza ensaio inusitado inspirado na dança ‘Stiletto’

EUA investigam pagamento de suborno em contratos da CBF