em

Campanha de Hillary acusa FBI de usar dois pesos e duas medidas

O chefe da campanha de Hillary Clinton, Robby Mook, acusou o FBI (a polícia federal norte-americana) de usar “dois pesos e duas medidas” na investigação sobre o uso de um servidor de e-mail privado pela candidata democrata para enviar mensagens oficiais no período em que era secretária de Estado (de 2009 a 2013). A informação […]

Hillary é acusada de ter usado um servidor de e-mail privado para enviar mensagens oficiais no período em que era secretária de Estado (de 2009 a 2013) -Shawn Thew/Agência Lusa/EPA
Hillary é acusada de ter usado um servidor de e-mail privado para enviar mensagens oficiais no período em que era secretária de Estado (de 2009 a 2013) -Shawn Thew/Agência Lusa/EPA

O chefe da campanha de Hillary Clinton, Robby Mook, acusou o FBI (a polícia federal norte-americana) de usar “dois pesos e duas medidas” na investigação sobre o uso de um servidor de e-mail privado pela candidata democrata para enviar mensagens oficiais no período em que era secretária de Estado (de 2009 a 2013). A informação é da Agência Ansa.

Na última sexta-feira (28), o diretor do FBI, James Comey, havia dito que reabriria o inquérito contra Hillary após ter descoberto novas mensagens envolvendo a presidenciável. No entanto, ele não deu detalhes sobre o inquérito e jogou uma nuvem de desconfiança sobre a candidata.

“O FBI usa de modo despudorado dois pesos e duas medidas”, declarou Mook, após a divulgação da notícia de que Comey não quis revelar nada sobre um inquérito que apura eventuais interferências da Rússia na eleição de 8 de novembro devido à proximidade da votação.

Líderanças do Partido Democrata e a Casa Branca denunciam uma tentativa de hackers ligados ao Kremlin de influenciar no resultado da semana que vem para beneficiar o republicano Donald Trump, que é mais próximo ao presidente Vladimir Putin. Nos últimos meses, a legenda liberal tem sido alvo de diversos vazamentos que constrangeram a campanha de Hillary, como aqueles que revelaram ações do comando democrata para favorecê-la em detrimento do senador Bernie Sanders.

Segundo a emissora CNBC, um documento que o diretor do FBI não quis divulgar diz que a inteligência dos Estados Unidos está convencida de que Moscou está por trás dos recentes ataques cibernéticos contra o ambiente político no país. “É impossível não considerar esse caso como um uso de dois pesos e duas medidas”, acrescentou o chefe da campanha de Hillary, cobrando “explicações imediatas” de Comey.

O jornal The New York Times, que apoia a democrata, também criticou o FBI e disse que seu diretor cometeu “grave erro” ao não ter considerado o impacto do anúncio da reabertura do inquérito dos e-mails na eleição de 8 de novembro. “Agindo desse modo, Comey pareceu estar mais preocupado em se proteger das críticas. E agora, graças a ele, o Departamento de Justiça e o FBI estão debruçados em centenas de milhares de e-mails para determinar se contêm algo de relevante antes de 8 de novembro, mantendo o país em suspense. Este não é o modo de conduzir investigações federais”, afirmou o jornal.

Em junho passado, o FBI havia decidido não incriminar Hillary pelo uso de servidores privados durante o exercício do cargo de secretária de Estado por não ter encontrado provas de que ela e sua equipe quisessem violar a lei. No entanto, a polícia descobriu novos e-mails enviados pela democrata no computador de Anthony Weiner, ex-marido de Huma Abedin, considerada sua colaboradora mais próxima.

As mensagens teriam sido recebidas por Abedin na época em que ela ainda vivia com Weiner, que é investigado por supostamente ter enviado fotos e textos de conteúdo sexual a uma adolescente de 15 anos.

Agência Brasil
*Da Agência Ansa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Luan Santana se apresenta em Sumaré/SP no dia 19 de novembro

Amantes dos cavalos participam no final de semana de mobilização em Salvador