Presidente Jair Bolsonaro. Foto: © AFP 2018 / Evaristo Sa
Presidente Jair Bolsonaro. Foto: © AFP 2018 / Evaristo Sa

O tema do fórum de Davos neste ano é “Globalização 4.0: Moldando uma arquitetura global na era da quarta revolução industrial”. O evento reúne políticos, investidores e outras autoridades com o intuito de construir uma agenda econômica comum.

De acordo com o Palácio do Planalto, Bolsonaro é o primeiro chefe de Estado latino-americano a discursar na abertura da sessão plenária do Fórum Econômico Mundial.

Durante seu discurso inicial de cerca de 8 minutos, o presidente disse estar “emocionado” e afirmou que foi vítima de ataques injustos durante as eleições. Para Bolsonaro, o Brasil vive um “novo momento”.

Um dos temas mais comentados pelo presidente em Davos foi o meio ambiente. Bolsonaro afirmou que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente e que pretende estar alinhado com os esforços para preservação do meio ambiente.

“Não queremos uma América bolivariana”, disse Bolsonaro, acrescentando que “a esquerda não prevalecerá nessa região”. Ele também defendeu uma reformulação do Mercosul e disse estar em contato com os líderes de Argentina, Chile e Paraguai.

Logo após o discurso, ele foi sabatinado pelo fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, e foi perguntado sobre quais medidas concretar pretendia implementar. Bolsonaro defendeu a reforma da Previdência e tributária.

Mais de uma vez, Bolsonaro disse que o Brasil vive uma era “sem viés ideológico” e que todas as indicações para os ministérios foram feitas por critérios técnicos.

Da Sputnik

Teste o Google Workspace por 14 dias sem nenhum custo. Se gostar, assine e ganhe 10% de desconto no primeiro ano nos planos Business Starter ou Business Standard. Clique aqui ou use um dos códigos promocionais: Y7RJGC7XGVHXYCE / F6D6ELUHJ3NTLMH