em

Leilão das raças Dorper e White Dorper e ampliação de serviços em reprodução marcam trajetória da Álamos Genética

O empresário paranaense Eduardo Bergstein promove no dia 14 de março, às 20 horas, uma oferta imperdível de ovinos puros das raças Dorper e White Dorper. Este será o Leilão Álamos Genética 18 anos, com transmissão ao vivo pelo site www.mfrural.com.br e a comercialização de 34 fêmeas, 06 reprodutores e doses de sêmen de raçadores […]

Eduardo, Tácia e Perseus
Eduardo, Tácia e Perseus. Foto: Divulgação

O empresário paranaense Eduardo Bergstein promove no dia 14 de março, às 20 horas, uma oferta imperdível de ovinos puros das raças Dorper e White Dorper. Este será o Leilão Álamos Genética 18 anos, com transmissão ao vivo pelo site www.mfrural.com.br e a comercialização de 34 fêmeas, 06 reprodutores e doses de sêmen de raçadores expoentes, como Álamos Baruti TE 420, VPJ Spock 395Kaiowas e o renomado Perseus TE 751, Grande Campeão Nacional da Raça Dorper’ 2016, contratado recentemente pela Central Álamos Genética, sediada em São Luiz do Purunã (PR).

O evento marca a trajetória de sucesso do Grupo Álamos Agronegócios e a ampliação dos serviços em reprodução oferecidos por uma das empresas, a Central Álamos Genética, iniciada em 2010. É uma dos poucas construídas em uma cabanha com alvará do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Os criadores têm acesso à genética de qualidade superior, oriunda de campões de pista e produção, prontos para reforçar o time dos mais exigentes plantéis”, explica Bergstein.

Dentre os lotes em destaque está a ovelha Álamos 189, filha do reprodutor Álamos 62 (Reservado Campeão Borrego Maior na Feinco 2009 e Reservado Grande Campeão Dourados 2009), em doadora Álamos 40 A (Campeã Sênior da Nacional’ 2010 e genitora da 3ª melhor progênie em Londrina’ 2011). Outro exemplo é a Álamos 625, do acasalamento entre Álamos Akin 394 (premiado na Nacional’ 2012 e Reservado Grande Campeão Londrina’ 2013) e uma das melhores doadoras da central, a Álamos 575.

“É realmente um leilão de muita qualidade, com animais jovens e preparados para competir de igual para igual nas exposições das raças Dorper e White Dorper. As fêmeas seguem, em sua maioria, prenhas ou paridas e os reprodutores com andrológico positivo”, informa o supervisor técnico André Assumpção, da AAPA Planejamento & Assessoria.
O Leilão Álamos Genética 18 anos também marca o regresso da cabanha no circuito de leilões, após uma breve pausa de três anos para a reconstrução da qualidade genética do plantel, atualmente um dos mais conceituados.
Maioridade coroada pela Central Álamos Genética.

Tácia Bergstein
Tácia Bergstein. Foto: Divulgação

Depois de 30 anos no mercado financeiro, Eduardo Bergstein começou no agronegócio, inicialmente com a criação bubalinos. Atento às oportunidades oferecidas pela ovinocultura, migrou de atividade, experimentando raças até conhecer o Dorper e o White Dorper, em 2004. Estudos sobre ovinos eficientes em produção de carne no mundo o motivaram a se tornar um dos pioneiros na introdução dessas raças de origem sul-africana no Brasil, com a primeira importação de sêmen e embriões em 2005. “A cada quatro anos, nossos técnicos visitam os melhores criatórios sul-africanos, em busca de novidades em melhoramento genético”, explica Bergstein.

A democratização do acervo genético ocorreu através de mais de 20 leilões, chegando ao seu auge em 2010, com o lançamento da Central Álamos Genética, que se tornou referência no melhoramento de ovinos. Pela experiência adquirida com o tempo, a empresa agora estende os serviços em reprodução a todas as raças ovinas e caprinas. “Contamos com as mais modernas tecnologias para coleta e congelamento de sêmen e embriões, sincronização de cio e superovulação, inseminação artificial, aspiração folicular para Fertilização In Vitro (FIV), Transferência de Embriões (TE) e confirmação de prenhez por ultrassonografia. Um diferencial é a aplicação da anestesia inalatória ao invés da injetável nos processos cirúrgicos”, explica a responsável técnica da Central Álamos Genética, a Drª Tácia Bergstein.

Segundo a especialista, o potencial da ovinocultura e da caprinocultura é gigantesco, graças ao exímio trabalho de seleção feito pelos criadores. Neste primeiro momento, uma boa oportunidade está no Sul, onde predominam as raças lanadas. “Nossa filosofia é multiplicar a melhor genética dos plantéis de forma rápida e a preço justo”, conclui Tácia, graduada em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Mestrado em Biotecnologia Animal na UNESP/Botucatu (SP) e Doutorado em curso na UFPR.

A licença concedida pelo Ministério de Agricultura garante a segurança sanitária e o padrão de qualidade diferenciado dos serviços em reprodução executados fora da central, além de agilizar processos burocráticos, como a importação e exportação de material genético.

SERVIÇO
Leilão Virtual Álamos Genética 18 anos
Data: 14 de março, às 20 horas
Promoção: Álamos Agronegócios e Central Álamos Genética
Transmissão: www.mfrural.com.br
Em oferta: 34 fêmeas prenhas ou paridas, 06 reprodutores e doses de sêmen de raçadores expoentes das raças Dorper e White Dorper
Informações: (41) 3223-4258 ou www.alamos.com.br
Leiloeiro: Guilhermo Sanchez
Assessoria técnica: André Assumpção, AAPA Assessoria & Planejamento – (15) 99107-7539
Legenda da foto principal:
Eduardo e Tácia Bergstein comemoram o desembarque do renomado Perseus TE 751, Grande Campeão Nacional da Raça Dorper’ 2016, recém-contratado pela Central Álamos Genética

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Zé Henrique e Gabriel e Maiara & Maraisa

Zé Henrique e Gabriel divulgam “Casa Comigo”com part. de Maiara & Maraisa, a primeira do novo DVD

Prefeitura de Barreiras

Prefeitura de Barreiras fará reforma administrativa