em

III Encontro Pedagógico Mirim Cidadão é realizado em Teresina

Educadores sociais do Projeto Mirim Cidadão, da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP–PI), participaram, nesta sexta-feira (03), da abertura do III Encontro Pedagógico Mirim Cidadão, no Instituto de Educação Antonino Freire. O evento prossegue até domingo e visa capacitar os instrutores e aprofundar seus conhecimentos na teoria pedagógica de trabalho utilizada no projeto. A […]

III Encontro Pedagógico Mirim Cidadão é realizado em Teresina
III Encontro Pedagógico Mirim Cidadão é realizado em Teresina. Foto: Ascom SSPI

Educadores sociais do Projeto Mirim Cidadão, da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP–PI), participaram, nesta sexta-feira (03), da abertura do III Encontro Pedagógico Mirim Cidadão, no Instituto de Educação Antonino Freire. O evento prossegue até domingo e visa capacitar os instrutores e aprofundar seus conhecimentos na teoria pedagógica de trabalho utilizada no projeto.

A assessora de políticas preventivas da SSP-PI, capitã Enyra Oliveira, afirmou que cerca de 320 educadores participam do encontro, que debate formas de melhorar as práticas pedagógicas e oferecer oficinas das matérias da grade curricular do Mirim Cidadão.

“Nós vamos capacitar os educadores sociais para desenvolver as atividades previstas para este ano. Nosso objetivo é ter pessoas qualificadas dentro de uma metodologia de aplicação dos conteúdos baseados nas teorias pedagógicas do projeto Mirim Cidadão. Eles vão trabalhar essas teorias na prática com dinâmicas e oficinas com as crianças e adolescentes assistidas pelo projeto”, disse.

Quem também participou da abertura do Encontro Pedagógico foi o secretário de segurança, Fábio Abreu. Ele agradeceu o empenho dos educadores e disse que acredita que o trabalho do Mirim Cidadão pode diminuir a violência nas comunidades.

“Eu sempre levanto a bandeira da prevenção. O Mirim Cidadão pode ser uma oportunidade para tirar essas crianças e adolescentes das ruas e da situação de vulnerabilidade, e ainda tornar nossas comunidades mais seguras”, falou o secretário.

Neste ano, o projeto será ampliado, passando de 34 núcleos para 80, sendo 52 na capital e 28 no interior. O Mirim Cidadão ainda vai realizar, pela primeira vez, os seus Jogos Olímpicos como forma de integração entre os núcleos.

Por Pablo Cavalcante

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Governo de Sergipe recupera 12 barragens para combater próximas secas

Governo de Sergipe recupera 12 barragens para combater próximas secas

Oficina de uniformes no presídio de Itajubá

Detentos transformam bicicletas fora de uso em cadeiras de rodas