em

Piauí amplia quase 500 vagas no sistema prisional em dois anos

A meta do Governo do Estado é ultrapassar as 1.000 vagas no sistema até 2018

Piauí amplia quase 500 vagas no sistema prisional em dois anos
Foto: Divulgação

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), inaugurou, nessa segunda-feira (13), a Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa Leite, no município de Campo Maior.

O novo presídio amplia mais 160 vagas no sistema prisional e é a segunda unidade penal inaugurada pelo Estado em dois anos. Em 2015, a Casa de Detenção de Altos foi aberta, com 156 vagas.

Durante a solenidade de inauguração, o governador Wellington Dias anunciou que o curso de formação dos novos agentes penitenciários do Estado terá início no dia 3 de janeiro do próximo ano.

“Acredito que podemos ter uma mudança significativa no sistema prisional do Piauí, a partir de uma organização e investimentos nos sistemas de justiça, penitenciário e de segurança pública”, destaca o gestor.

Em dois anos, o Estado do Piauí aumentou 463 vagas no sistema penitenciário, com a inauguração dos dois novos presídios e ampliações feitas por meio de reformas em presídios já existentes.

O secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, pontua que “a obra de Campo Maior foi feita com recursos próprios do Estado, avançando na efetivação do pilar da ressocialização no sistema penitenciário”.

Com a previsão de abertura da Cadeia Pública de Altos (603 vagas) e da Central de Triagem de Teresina (160 vagas), a meta da Secretaria da Justiça é ultrapassar as 1.000 vagas no sistema até 2018.

O diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Jefferson de Almeida, frisa que a nova unidade “é fundamental à manutenção da segurança”, destacando, ainda, a necessidade de alternativas penais.

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PR), que propôs o nome do presídio, destaca que o Estado enfrentou o “desafio de construir uma penitenciária moderna, por um sistema prisional mais humanizado e seguro”.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Com frota própria de aeronaves, Governo de MG avança no número de transplantes de órgãos

Com frota própria de aeronaves, Governo de MG avança no número de transplantes de órgãos

Victória Barbosa e Tati Minerato. Foto: Divulgação

Victória Barbosa e Tati Minerato arrasaram no look em evento