em ,

Auto da Compadecida do TEA encerra festival de teatro no RJ

O TEA – Teatro Experimental de Arte leva a montagem “Auto da Compadecida” para o 13°Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O festival fundado pelo CPT DC – Centro de Pesquisas Teatrais Duque de Caxias e que já vai em sua décima terceira edição receberá o espetáculo do grupo […]

Auto da Compadecida - TEA Caruaru. Foto: Vanderson Santos / Ryan Junior
Auto da Compadecida – TEA Caruaru. Foto: Vanderson Santos / Ryan Junior

O TEA – Teatro Experimental de Arte leva a montagem “Auto da Compadecida” para o 13°Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O festival fundado pelo CPT DC – Centro de Pesquisas Teatrais Duque de Caxias e que já vai em sua décima terceira edição receberá o espetáculo do grupo caruaruense que será destaque no encerramento.

O espetáculo traz elementos do Cavalo Marinho (folguedo popular típico da Zona da Mata Norte de Pernambuco) para contar a saga de João Grilo e Chicó, nossos Mateus e Bastião.

Com direção de José Carlos, o espetáculo conta com David Gadelha (João Grilo), Jackson Freire (Chicó), Rosbergg Alexander (Padre e Palhaço), Túlio Beat (Severino de Aracajú), Mandy Freire (Mulher do Padeiro), Ícaro Raphael (Padeiro), Edson Barros (Cabra e Encourado), Pedro Henrique Gonçalves (Major Antônio Morais e Jesus), David Lucas (Sacristão), Paulo César (Bispo), Maria Lima (Compadecida) e execução de luz por Vanderson Santos.

Com texto de Ariano Suassuna, o espetáculo consagrado pelo grande público já conta com mais de 06 anos de existência, foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro 2009 (com patrocínio da Petrobrás) e circulou por diversos festivais nacionais.

Sobre o TEA

Fundado em 1962, pelos idealizadores Argemiro Pascoal e Arary Marrocos, o TEA (Teatro Experimental de Arte) desenvolve um trabalho permanente de formação através de suas oficinas de teatro no agreste pernambucano. Foi nomeado pelo Governo do Estado de Pernambuco, em 2008, a Patrimônio Vivo de Pernambuco, é Ponto de Cultura, produz um dos festivais mais relevantes do Nordeste (o FETEAG – Festival de Teatro do Agreste) e é considerado um dos mais antigos grupos teatrais em atividade no país.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Pri Santtana é a nova madrinha de bateria da Peruche

Daniela Albuquerque conhece desenho de sua fantasia e exibe orgulhosa faixa de Rainha de Bateria