em

Poeta moçambicana lança “Os Ângulos Da Casa”

O livro “Os Ângulos da Casa” marca a estreia da poeta moçambicana Hirondina Joshua no Brasil. Publicada pela editora Penalux e com a apresentação do escritor Mia Couto, a obra dialoga com diversos temas complexos, como sexualidade, afetividade e erotismo. A “Casa”, destacada na poesia, é representada pela escritora como o espaço psíquico, o interior […]

Poeta moçambicana lança “Os Ângulos Da Casa”
Foto: Divulgação

O livro “Os Ângulos da Casa” marca a estreia da poeta moçambicana Hirondina Joshua no Brasil. Publicada pela editora Penalux e com a apresentação do escritor Mia Couto, a obra dialoga com diversos temas complexos, como sexualidade, afetividade e erotismo.

A “Casa”, destacada na poesia, é representada pela escritora como o espaço psíquico, o interior e os sentimentos e os ângulos a maneira de pensar, de observar, o ponto de vista.

Para o escritor moçambicano Mia Couto, um dos autores atuais mais representativos na literatura africana, o estilo surrealista de Hirondina convida os leitores a um grande passeio poético. “Trata-se de uma visita a um cotidiano que sendo familiar nos é estranho, porque nele se fala o idioma a que ela chama de ‘a língua dos céus’”.

Para os editores Tonho França e Wilson Gorj, o valor da obra se encaixa no propósito da Penalux de investir na literatura de língua lusófona. “Essa é a segunda publicação oriundo do continente africano. A primeira foi o Gociante Patissa, autor de Angola. Nosso próximo passo é publicar um autor de Portugal. Algo que deve ocorrer em breve. ”

Sobre a autora:
Hirondina Joshua (Maputo,1987) é uma poeta de destaque na nova geração de autores moçambicanos. Tem participação em várias antologias nacionais e estrangeiras e textos publicados em jornais e revistas de Moçambique, Portugal, Angola, Galiza e Brasil. Dentre as quais, destaca-se as revistas Caliban, Zunái, TriploV, Òmnira, Courrier des Afriques, Acrobata, Sirrose, Literatas, Soletras.

Ainda recebeu a menção extraordinária do Premio Mondiale di Poesia Nósside (Itália, edição 2014).

Poeta moçambicana lança “Os Ângulos Da Casa”
Foto: Divulgação

Ficha técnica:

Título: Os ângulos da casa
Autor: Hirondia Joshua
Publicação: 2017
Tamanho: 14x21cm
Páginas: 84 p
Preço: R$ 34,00
Link para compra: https://www.editorapenalux.com.br/loja/product_info.php?products_id=570

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Rafaella Maia

Rafaella Maia já começou comemorar seus 15 anos

Vinho Vale do São Francisco

Setur quer ampliar Enoturismo no Vale do São Francisco