em

Confira as novidades do Rio Matsuri, festival de cultura japonesa, que acontece neste fim de semana, na Barra da Tijuca

De 25 a 27/01, no Riocentro, público pode participar de oficinas de culinária típica e degustar rótulos especiais da bebida tradicional feita de arroz

Taça com saquê com flocos de ouro
Taça com saquê com flocos de ouro. Foto: Divulgação

Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2019 – Numa ida ao Riocentro, cariocas terão os sabores típicos do Japão ao alcance do paladar neste fim de semana com o Rio Matsuri, festival cultural nipônico. Entre as atrações gastronômicas, pratos tradicionais que não costumam ser encontrados no Brasil e workshops de culinária japonesa com chefs dos restaurantes Gurumê, Mitsuba e Japa B.

As bebidas merecem atenção especial. O sommelier especialista na bebida feita de arroz, Celso Ishiy, vai preparar um drink especialmente para o evento. O exclusivo Rio Matsuri leva kiwi, hortelã, xarope de açúcar, água gaseificada, shochu (aguardente japonesa) e, é claro, saquê.

Outra novidade que será apresentada é o saquê com flocos de ouro. Na Expo Saquê, os visitantes poderão degustar cinco rótulos diferentes. Entre eles, um feito da água do Monte Fuji – que leva mais de 100 anos pra derreter – e outro extraído de uma fonte localizada dentro de um templo que exige autorização do imperador para ser colhida.

O espaço gastronômico está duas vezes maior do que na primeira edição do Rio Matsuri e o menu vai oferecer pratos como Gioza, Takoyaki, Okonomiyaki, Lamen, Tempura de sorvete e até hambúrguer de Wagyu (hambúrguer japonês).

Benefícios do saquê – A bebida milenar japonesa feita a partir de arroz e água, somados a agentes de fermentação (levedura e o fungo koji-kin), oferece benefícios para além do sabor. Estudos científicos comprovam que o consumo frequente e moderado de saquê reduz o risco de câncer de bexiga, próstata e de útero, já que a glucosamina presente na bebida ativa células anti-tumorais. O saquê também tem a menor taxa de mortalidade de cirrose e câncer de pulmão em relação a outras bebidas alcoólicas, como cerveja e whisky, previne a formação de coágulos sanguíneos e ajuda na redução do colesterol. O drink japonês contém uma variedade de substâncias que inibem ainda o desempenho da melanina, evitando assim o aparecimento de manchas solares, de idade e de alergias.

Rio Matsuri – Uma viagem ao Japão está ao alcance de todos que estiverem no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 27/01. O Rio Matsuri, festival da cultura nipônica, vai proporcionar uma verdadeira imersão nas tradições milenares da próxima sede dos Jogos Olímpicos. A programação conta com atrações para todas as idades, entre esportes, gastronomia, música, dança, moda, arte e cultura pop. Crianças de até 8 anos entram de graça.

Saquê com flocos de ouro
Saquê com flocos de ouro. Foto: Divulgação

Serviço
Evento: Rio Matsuri
Datas: 25 a 27/01/2019
Local: Riocentro – Pavilhão 4 – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
Classificação etária: livre
Ingressos (crianças até 8 anos e cosplayers caracterizados não pagam)
Lote 02
Inicio: 10/01 – 0h
Valor Inteira: R$ 25,00
Lote 03
Inicio: 25/01 – 0h
Valor Inteira: R$ 30,00

Vendas pelo site do evento: www.riomatsuri.com.br

Da Folha Geral, no Rio*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

São Paulo, Brasil

Conheça 5 cidades no mundo com pontos de Wi-Fi grátis

Maiara e Maraisa

Maiara e Maraisa lançam vídeo da música “Jogo é Jogo”