Preocupado com a segurança dos transportes terrestres, o grupo IMAM , que há mais de 30 anos atua em consultoria e treinamento em logística, realiza o curso Amarrações de Cargas da Embarcadores, no dia 17 de janeiro, em São Paulo.
Segundo Reinaldo Moura, fundador e diretor do IMAM, o encontro tem por objetivo apresentar técnicas relacionadas à amarração de cargas. “O conteúdo mostrará ao participante diversos procedimentos, importantes, que são utilizados no processo de amarração de carga, afirma Moura.
O CEO da empresa ainda destaca que o curso já se enquadra na nova regulamentação do Contran – Conselho Nacional de Trânsito – que entra em vigor a partir de janeiro de 2017. A resolução, 552/15, visa oferecer maior segurança nas estradas, evitando que a carga se solte do veículo.
A norma diz que a partir de 1ª de janeiro será proibido, entre outras coisas, a utilização de cordas para amarração, sendo substituídas por cintas, correntes ou cabos de aço.
O curso tem duração de 8 horas e será ministrado pelos Engenheiros Rubem Penteado de Melo, consultor e instrutor da Transtech e Egidio Melotto, general manager da Cordstrap do Brasil.
A programação do curso aborda os seguintes tópicos:
Por que é importante amarrar cargas.
Quais são as 10 regras básicas para qualquer tipo de carga.
Quais são os mitos e manias sobre amarração de caga e que podem causar acidentes.
Quais os tipos de amarração de cargas: direta, envolvente (de topo) etc.
Quais os métodos para calcular a quantidade de dispositivos de amarração.
Nova resolução sobre amarração de cargas – 552/15
Requisitos específicos para cada tipo de carga, inclusive para cargas de projeto (cargas especiais).
Como elaborar um plano de amarração de carga.
Procedimento para tensionamento de catraca fixa e forma segura (arquivo).
Planilha Excel para dimensionamento de sistemas de amarração (de topo e direta) – exemplo.