Leitura: 2 minutos

São Paulo, Brasil – O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude mostra que, no Brasil, a cada 16,5 segundos alguém é vítima de tentativa de fraude das mais diversas. Um dos ambientes mais perigosos atualmente são as redes sociais, onde cibercriminosos e fraudadores aproveitam oportunidades e vulnerabilidades para enganar os usuários. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, dá algumas dicas para evitar ser vítima de fraudadores que se passam por outras pessoas nas redes sociais.

“Muitos fraudadores aproveitam para contatar usuários desprevenidos e enganá-los com promessas amizade ou de encontrar um par amoroso nas redes sociais por meio da utilização de técnicas de Engenharia Social. Isso ocorre porque os cibercriminosos buscam enganar os usuários em momentos que estão vulneráveis, como quando buscam proximidade com outras pessoas”, explica Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil.

O Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina ressalta 5 maneiras de detectar um perfil falso:

  • Número de fotos: verificar se o perfil do usuário na rede social tem um número de imagens baixo ou nenhuma imagem. Também pode ser útil prestar atenção no estilo das fotos publicadas.
  • Conteúdo dessas fotos: notar se entre as imagens que a pessoa inseriu na rede há fotos dela ou não. Suspeite se houver apenas objetos, lugares, ilustrações, etc.
  • Geração de conteúdo: desconfie se o usuário não gerar seu próprio conteúdo e uma grande parte de sua timeline for composta apenas por publicações e notícias compartilhadas por outros usuários.
  • Foto do perfil: se o suposto usuário não aparecer na foto que o identifique e preferir usar animais de estimação, artistas, desenhos, etc., suspeite.
  • Contatos: fique atento ao usuário que tiver um número muito baixo de seguidores ou, pelo contrário, muito alto, ou se seus contatos incluírem apenas pessoas do sexo oposto.

Para mais informações, acesse o We Live Security, portal de notícias de segurança informática da ESET.