em

Vale a pena investir em criptomoedas?

Desde sua alta e rápida valorização nos últimos meses, as criptomoedas passaram a ser notícia também nos principais veículos de comunicação do mundo. Até mesmo os mais conservadores começaram a considerar as criptomoedas como possíveis opções de investimento. Mas, afinal, vale a pena investir em criptomoedas? Sabemos que a decisão em investir ou não no […]

bitcoin, finance-3333928_1280
Foto: Pixabay

Desde sua alta e rápida valorização nos últimos meses, as criptomoedas passaram a ser notícia também nos principais veículos de comunicação do mundo. Até mesmo os mais conservadores começaram a considerar as criptomoedas como possíveis opções de investimento. Mas, afinal, vale a pena investir em criptomoedas?

Sabemos que a decisão em investir ou não no mercado de moedas digitais deve ser bastante responsável. Por isso, é importante entender melhor o que são moedas digitais, como funcionam, quais as vantagens e desvantagens ao investir em criptomoedas. E ainda, tem de saber quais são as melhores criptomoedas para investir em 2018.

O que é uma moeda digital?
Uma moeda digital ou criptomoeda utiliza as tecnologias de blockchain e criptografiaque validam as transações e criam novas unidades da moeda.

As criptomoedas não são emitidas pelos bancos centrais e seus valores não dependem das políticas bancárias. Ao contrário das moedas comuns, que podem ser emitidas pelos bancos e introduzidas no mercado a qualquer momentopara equilibrar a economia, os preços das criptomoedas são basicamente baseados na lei de oferta e procura.

Vantagens e desvantagens das criptomoedas
Estima-se que o mercado geral de capitalização das moedas virtuais em todo o mundo gire $319,9 bilhões, segundo recentes dados divulgados pela CoinMarketCap.

Isenção de Taxas
A falta de intermediários entre as transações por criptomoedas torna-as extremamente atrativas para os investidores, que podem se isentar das taxas bancárias.

bitcoin-3290060_1280
Foto: Pixabay

Volatilidade
O mercado das criptomoedas assemelha-se ao mercado tradicional de ações e títulos, no entanto, com muito mais volatilidade, devido principalmente à natureza do sistema adotado.

Desde que não existe um banco central para ajustar a oferta das micromoedas para acomodar as demandas do mercado, os valores das moedas digitais podem se alterar rapidamente. Caso a criptomoeda seja adotada como principal moeda de troca na economia, sua alta volatidade causaria altíssima inflação e alterações repentinas na atividade econômica.

Outra desvantagem seria em relação ao tempo. Por ser um sistema totalmente descentralizado, formado por uma cadeia de “validators”, o processo escolhe seus “validators” aleatoriamente para “validar” cada transação, o que leva-se tempo, aumenta o custo de cada transação, e consome elevada quantidade de energia.

Criminalidade
Além disso, o fato das transações serem anônimas, torna as criptomoedas as preferidas dos criminosos para lavagem de dinheiro, ao invés de utilizarem o dinheiro tradicional (cash).

Perspectivas para 2018
Para Adrian Lai, co-fundador da Orichal Partners, investidora especializada em criptografia baseada em Hong Kong, o mercado de criptomoedas para 2018 irá amadurecer e aumentar seu volume de transações, particularmente entre os investidores institucionais.

Lai defende que a alta volatilidade da moeda digital deve-se ao fato da atual falta de regulamentação no setor. “Regulamentadores não estão banindo o desenvolvimento das criptomoedas, mas estão tentando melhor regulamentar o mercado, o que deve ajudar a indústria amadurecer. Se as regras forem mais claras, grandes fundos de investimento terão mais confiança para aplicarem um capital mais significativo.”

Entre as criptomoedas mais utilizadas, destaca-se o Bitcoin. É a moeda digital mais reconhecida, detém a maior rede e flutuadores de mercado. Há também outras moedas digitais, como Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), DASH, Monero (XMR) etc.

Nos últimos três meses, Bitcoin e a maiora das criptomoedas registraram queda em seus valores. No entanto, a moeda digital Ontology cresceu 110%, por ter sido introduzida no mercado apenas em 2018. Já o DigixDAO, token padrão ouro, cresceu 12% nos últimos três meses e o Bytom, Altcoin chinês teve uma expansão de 2%.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Wenny Isa

Irmã caçula de Lexa, Wenny Isa, brilha na passarela do Osasco Fashion Week

Ministério Público Federal

MPF em Barreiras tem novo horário de atendimento