em

5 dicas de SEO para colocar seu site no topo da pesquisa do Google

Em 2013, para chegar ao topo do Google, era apenas uma maneira de fazer uma pesquisa de palavras-chave matadora, garantindo que seu site tivesse uma estrutura boa e clara e garantindo que você tivesse uma tonelada de backlinks de alta autoridade em seu caminho. E apesar de todas essas dicas ainda serem muito relevantes hoje […]

Ilustração. Foto: Pixabay

Em 2013, para chegar ao topo do Google, era apenas uma maneira de fazer uma pesquisa de palavras-chave matadora, garantindo que seu site tivesse uma estrutura boa e clara e garantindo que você tivesse uma tonelada de backlinks de alta autoridade em seu caminho.

E apesar de todas essas dicas ainda serem muito relevantes hoje em dia, nós também temos que lidar com esses novos fatores também…

Exoneração de responsabilidade: existem centenas de coisas que você precisa fazer para melhorar a visibilidade da pesquisa. Essa é uma lista concentrada nos desenvolvimentos mais recentes.

1. Otimize para RankBrain

O RankBrain é o sistema de de aprendizado de máquina do Google, que foi revelado pelo Google a um dos três principais indicadores em sua ampla gama de fatores contribuintes.

O Google usa o RankBrain para lidar com questões ambíguas ou únicas que nunca foram feitas antes. Consultas novas fazem até 15% de todas as pesquisas por dia e, como o Google processa três bilhões de pesquisas por dia, isso significa que pesquisas de 450 milhões por dia são totalmente exclusivas.

O aprendizado de máquina é claramente necessário para lidar com essa enorme demanda e, para os profissionais de marketing de pesquisa, pode ser difícil realmente otimizá-lo.

No entanto, de acordo com nosso recente post sobre como otimizar o conteúdo para o RankBrain, você pode fazer isso de várias maneiras, sendo o mais importante…

Criar conteúdo que responda a consultas exclusivas que sejam particularmente relevantes para as pessoas do seu público.

Isso levará tempo, pesquisa e um pouco de tentativa e erro, mas com referências e informações de suporte suficientes em seu conteúdo de formato longo e formatado, você poderá começar a ver mais visibilidade para as consultas relevantes.

2. Otimizar para consultas de pesquisa “perto de mim”

De acordo com o Google, os “micro-momentos” são os “pontos críticos de contato na jornada atual do consumidor e, quando somados, determinam como essa jornada termina”.

Isso basicamente aponta para o celular como o principal impulsionador da pesquisa local e como essencialmente você deve otimizar exatamente isso.

Como Chris Lake menciona em seu post sobre otimização de sites para micro-momentos, os usuários de dispositivos móveis são a) muito ativos eb) não são leais à marca, então há uma grande oportunidade, especialmente porque muitas empresas estão ficando para trás devido a experiências ruins de usuários móveis.

O conselho aqui é sobre antecipação, relevância e facilidade de uso …

3. Otimize sua presença local

Após o último ponto, não é bom otimizar as consultas de pesquisa “perto de mim”, se você não estiver realmente “lá”. Então você precisa resolver o seu SEO local.

Você pode fazer isso otimizando sua página do Google Meu Negócio. Entre muitas outras coisas, você precisa ter certeza de que possui os seguintes recursos …

  • Uma descrição longa e única do seu negócio.
  • Escolha as categorias certas.
  • Informações importantes sobre horários de abertura.
  • Muitas imagens.
  • Atualizações regulares.
  • Um número de telefone local e endereço comercial.

E um dos outros principais fatores locais de SEO é ter certeza de que você tem muitas críticas visíveis, que, como afirma Graham Charlton, são “vitais para empresas locais, vendendo on-line ou não, graças a sua grande proeminência nos resultados de busca locais.”

4. Entre em Histórias Principais, implemente AMP

Colocar seu site no Google Notícias sempre foi uma maneira segura de direcionar o tráfego de curto prazo para seu conteúdo.

Não é ótimo para um apelo perene, mas se você pode se interessar por notícias de boa qualidade do que também pode ser ótimo para outros sites com links para você como uma fonte.

Top Stories é o equivalente móvel da área de trabalho Na seção Notícias, e agora esta seção está sendo preenchida com as Páginas para dispositivos móveis aceleradas (AMP). O AMP é o programa de código aberto do Google que permite que os webmasters criem versões super rápidas, despojadas e instantaneamente carregadas de páginas da Web para usuários de dispositivos móveis.

AMP ainda não é um sinal de classificação, mas se você estiver aparecendo nas Principais notícias, as páginas AMP ajudarão a melhorar a experiência do usuário. Veja um tutorial sobre como implementar o AMP com sucesso.

Observe também que os resultados de AMP serão exibidos em todo o SERP móvel até o final do ano.

5. Acelere seu site

Como mencionei anteriormente, o AMP certamente está ajudando a acelerar a Web para dispositivos móveis. Embora seja de natureza controversa, e não é necessariamente a melhor solução para melhorar a velocidade dos sites em geral, como se fosse uma “solução rápida”.

Você ainda precisa priorizar a velocidade do seu site real, e não apenas enxertar em patches de propriedade do Google. A velocidade do site é um fator de classificação, mas há muitas maneiras de melhorar o desempenho.

Primeiro, verifique a velocidade do seu site usando essa ferramenta e, em seguida, você pode acessar um relatório detalhando onde você pode melhorar.

Você também pode fazer uma enorme diferença na redução da carga de páginas seguindo estas dicas de otimização de imagem para a velocidade do site.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Sushi

Restaurante Celeiro da Fazenda promove o “Festival do Sushi”

Real San Carlos. Foto: Intendencia de Colonia, Uruguay

Nova rota turística em Colônia do Sacramento