Depois de passar por galerias de Nova York, pela Sede da ONU, Bienal da Finlândia, Viena e Salon d´Art Contemporain de Paris, que acontece no Museu du Louvre, a aclamada arte de Claudio Cupertino chega a São Paulo.
Dono de uma técnica própria, nominada de “Cupergrafia”, o artista traz a exposição individual “Marcas de Cupertino”, que ocupará as salas da Galeria Espacio Uruguay, na Avenida Paulista, 1776, a convite do Banco do Uruguay, com curadoria de Maria dos Anjos de Oliveira e Produção Cultural de Ângela de Oliveira.
Em seu processo de criação, o artista plástico Claudio Cupertino consegue, com pedras e esponjas, capturar o resultado das impressões em óleo e acrílica, com cores que transmitem profundidade, textura, pigmentações, leveza, nuances e transparência, em finas camadas sobrepostas de tinta. O artista nos contempla com traços que incorporam uma identidade artística inconfundível, capaz de ser reconhecida em qualquer lugar. Pode-se dizer que a arte de Cupertino é social, contemporânea, urbana, simbólica e carregada de informações, que nos faz refletir sobre o que estamos vendo. O resultado é um intrigante panorama do artista plástico atual.
Claudio Cupertino inspirou-se nas Litografias, resgatou uma técnica antiga e a trouxe para a arte contemporânea. Unindo o passado e o presente. Sendo transformador e criador de sua própria técnica, a “Cupergrafia” se destacando em importantes galerias internacionais. Suas obras de arte estão em Galerias de Nova York, Miami, Paris, Londres, Berlim, Viena, Frankfurt, Roma e Firenze. Recentemente, ganhou o Prêmio Selo de Ouro, concedido pela Sede da ONU, nos Estados Unidos.
“A originalidade, na arte contemporânea, vale tanto quanto a qualidade”, diz o artista. Seus trabalhos coloridos, repletos de formas geométricas, com técnica apurada, estão sendo reconhecidos por críticos e galeristas do mundo todo. “A arte não é intelectualidade e sim sensibilidade”, completa
Cupertino ganhou reconhecimento internacional no mundo das artes ao participar, por dois anos consecutivos, do Art Shopping Salon International d´Art Contemporain de Paris (2015 / 2016), no Museu do Louvre. Suas obras ganharam destaque de duas páginas no Art Guide 2015, importante guia que traz a catalogação dos novos nomes da arte contemporânea selecionados em mais de duas mil galerias no mundo todo. Recentemente, conquistou o Prêmio Selo GOLD, concedido pela Sede da ONU, em Nova York.
O artista, que tem obras expostas em treze países da Europa e nos Estados Unidos, se destacando em galerias internacionais. Este ano, o artista também participa da Bienal de Veneza, Bienal de Versailles e ainda volta ao Salon International d´Art Contemporain de Paris, no outubro, com a exposição individual “Marcas de Cupertino” no Museu du Louvre.
“A originalidade, na arte contemporânea, vale tanto quanto a qualidade”, diz o artista. Seus trabalhos coloridos, repletos de formas geométricas, com técnica apurada, estão sendo reconhecidos por críticos e galeristas do mundo todo. “A arte não é intelectualidade e sim sensibilidade”, completa.
ATELIER DE ARTE:
Claudio Cupertino é artista plástico há 17 anos. Em 2015 inaugurou o seu Estúdio de Arte em Porto Alegre, localizado na Zona Sul. O projeto foi planejado como espaço de criação do artista, para receber clientes, amigos e arquitetos. O ambiente foi decorado num estilo nova-iorquino, com vista para o Pôr-do-sol do Guaíba, e apresenta sofisticação através das escolhas de peças assinadas por designers como Fabio Novembre, Irmãos Campana, Jader Almeida, Karim Rashid, Philippe Starck e outros, ambientados com obras de arte do artista.
ABERTURA:
18 de abril / 2017 as 18:30
ONDE:
Galeria Espacio Uruguay
Banco de la Republica Oriental del Uruguay
Avenida Paulista, 1776 – Edifício Parque Avenida – 9° andar
Fone: (11)3373-6648