em

Entenda como abrir processo sem advogado com uma câmara de conciliação e arbitragem

A legislação brasileira tem facilitado cada vez mais o acesso ás versões alternativas de mediação de conflitos e com isso, as câmaras de arbitragem e conciliação, têm se tornado cada vez mais uma solução popular. Com a finalidade de tornar o trabalho judiciário o mais fluido possível esses tribunais têm recebido maior atenção e cada […]

A legislação brasileira tem facilitado cada vez mais o acesso ás versões alternativas de mediação de conflitos e com isso, as câmaras de arbitragem e conciliação, têm se tornado cada vez mais uma solução popular.

Com a finalidade de tornar o trabalho judiciário o mais fluido possível esses tribunais têm recebido maior atenção e cada vez mais pessoas estão optando por esses recursos, que representam uma agilidade muito maior na resolução de conflitos, e ainda oferecem muito mais liberdade de escolha, como a de ter um advogado ou não.

Na verdade, essa opção é uma brecha da legislação brasileira como um todo, e há até um procedimento que permite que em pequenas causas, o cidadão possa defender a si mesmo, desde que o valor da ação, não ultrapasse o teto estabelecido.

Mas além das pequenas causas, outros setores também acabam sendo beneficiados por essa liberdade, e isso inclui a de representar a si mesmo também na câmara de conciliação de arbitragem.

Nesse caso, é importante comentar que, para fins jurídicos, o árbitro elegido para contemplar um processo e julga-lo, não necessariamente precisa ter formação jurídica de natureza legislativa, afinal são suas experiências no campo da lide que o classificam como apto para julgar a causa apresentada em questão, e é isso que coloca em cheque o papel do advogado na arbitragem.

Afinal a arbitragem, sendo considerada como sendo de caráter simplesmente jurisdicional, exigiria a presença de um especialista além do árbitro elegido pelas partes?

Não exige, mas recomenda.
E por isso diz-se que a arbitragem permite que as partes possam dispensar a presença do advogado se preferirem. E se esta é a sua opção, saiba que é possível realizar essa função, apesar de que o amparo legal de um defensor ainda seja a maneira mais indicada pelos especialistas.

O passo a passo e conselhos importantes

Para representar a si mesmo o cidadão deve se manifestar sobre isso na ocasião de contratação do serviço de arbitragem, redigindo um documento que resuma esse interesse de forma muito clara, e assinando-o. Isso garante que se possa falar por si mesmo, embora a decisão obtida em câmara de arbitragem seja definitiva, rápida e irrecorrível, como previsto no contrato de adesão do serviço que foi discutido e assinado pelas partes o reclamante ou a parte envolvida terão liberdade de fazer as declarações em ocasião das reuniões propostas para esse fim.

Mas veja bem, o trabalho do árbitro é o de analisar a situação imparcialmente, o que implica na importância de oferecer a este profissional escolhido, provas que o ajudem a esclarecer a situação, tornando-a o mais legível possível.

Assim, a conduta de quem representa a si mesmo, deve ser proativa o suficiente para não truncar o trabalho do árbitro, dificultando-o e podendo comprometer sua decisão final, gerando insatisfação ou falta da sensação de justiça e evitando assim novas complicações decorrentes.

Também poderão ser pedidas testemunhas ou dados periciais, bem como devem ser respeitadas os prazos de apresentação de documentação e tempo para deliberação arbitral. E é importante estar preparado para analisar as razões da outra parte e entender o seu ponto de vista sobre o assunto. Porque defender a si mesmo é um direito, mas obter ajuda pode ser importante em um momento tão definitivo quanto este.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Projetos de energia solar atraem cada vez mais investidores ao Norte de Minas Gerais

Projetos de energia solar atraem cada vez mais investidores ao Norte de Minas Gerais

Soja - Ascom Aiba

Levantamento aponta boas perspectivas para a safra 2017-18 no oeste da Bahia