em

Curiosidades de Game of Thrones que você nem imaginava

Há muita coisa em Westeros e Essos que você nem faz ideia!

Game of Thrones. Foto: Divulgação/Twitter
Game of Thrones. Foto: Divulgação/Twitter

Game of Thrones é um verdadeiro sucesso. Há quem ame e não tenha perdido um episódio e também há quem nunca assistiu, mas não há como negar que a franquia fez história no ramo das séries.

Só para ter uma ideia, ela já recebeu 128 indicações e 47 Emmys (aproveitamento de 36,7%), perdendo apenas para o icônico Saturday Night Live, com 242 indicações e 54 Emmys (aproveitamento de 22,3%), com a diferença de que conta com apenas 7 temporadas já avaliadas, contra as mais de 40 do SNL.

Além do sucesso, há uma série de curiosidades com spoilers que você nem imagina na série, as quais podem pegar de surpresa até mesmo os mais aficionados. Confira!

1 – O primeiro piloto nunca foi ao ar

Dirigido por Tom McCarthy, ele foi tão abaixo das expectativas que teve que ser guardado e refilmado. De acordo com o co-criador, David Benioff, tudo deu errado em um nível básico de redação, sendo um dos maiores problemas a falta de compreensão de seus amigos que assistiram de que Jaime e Cersei são irmãos.

2 – Dothraki é um idioma de verdade

Em 2014, a plataforma de cursos Living Language lançou uma nova opção: o curso de Dothraki. Ele foi desenvolvido pelo linguista David J. Peterson, que trabalhou com a HBO para criar o idioma que é utilizado na série. Se você também quer aprender, é possível!

3 – Também é possível aprender alto valiriano

O app de idiomas Duolingo tem uma aula de alto valiriano, para que os aficionados pela série (e interessados por idiomas diferentes) possam ter uma experiência ainda melhor enquanto assistem.

4 – Vários personagens foram interpretados por atores diferentes

Daario Naharis, Tommen Baratheon, Myrcella Baratheon e Gregor “The Mountain” Clegane já foram interpretados por pelo menos dois atores diferentes, com destaque para Gregor Clegane, que já ficou a cargo de três atores.

5 – Daenerys Targaryen tinha olhos roxos

Nos livros, os membros da família Targaryen podiam ser facilmente identificados pelo cabelo prateado e olhos roxos. Daenerys e Viserys originalmente usaram lentes de contato nesta cor, mas os produtores David Benioff e Daniel Brett Weiss concluíram que isso impactada negativamente na habilidade dos atores de transmitir emoções.

6 – Pessoas estão dando nomes dos personagens de Game of Thrones aos filhos

No ano de 2014, de acordo com a United States Social Security Administration, Khaleesi foi o 755º nome de bebê mais comum para meninas em comparação com a 1021ª posição em 2013. Na Inglaterra, também pôde-se notar o aumento de popularidade dos nomes Khaleesi, Arya, Tyrion, Brienne, Sansa, Bran, Theon e Sandor depois que a série começou a ser exibida.

7 – Sean Bean nunca soube quem eram os pais de Jon Snow

O ator Sean Bean já sabia desde o início que o seu personagem, Ned Stark, morreria cedo, mas desconhecia vários outros pontos, inclusive o fato de que Jon snow não era o filho bastardo de Ned. Quando perguntado sobre o assunto, ele disse que o assunto era sombrio e secreto, assim como tudo que acontece em Game of Thrones.

8 – Um ator interpretou quatro papéis

O ator galês Ian Whyte interpretou um total de quatro personagens na série. Nas duas primeiras temporadas ele era um caminhante branco; também na segunda temporada, foi um dos três atores a interpretar Gregor Clegane; na terceira temporada foi um gigante sem nome e, na quinta temporada, atuou como o gigante selvagem Wun Wun.

9 – Game of Thrones foi a série de televisão mais pirateada por seis anos seguidos

De acordo com o blog TorrentFreak, a série foi a mais pirateada entre 2012 e 2017. Em 2015, ela teve mais que o dobro de downloads ilegais que a segunda colocada no ano, The Walking Dead. Em 2018, a série de zumbis finalmente ocupou a primeira posição, mas apenas porque ainda não havia saído nenhum novo episódio de GoT desde 2017.

10 – Sean Bean se divertiu com a cabeça decapitada de seu personagem

Em um “AMA” (Ask Me Anything), subreddit (sub-tópico) de entrevista de perguntas e respostas do site Reddit, Sean Bean lembrou que chutava a cabeça decapitada de Ned Stark como se fosse uma bola de futebol pelo cenário.

11 – Os produtores sabem como os livros acabam…

D. B. Weiss e David Benioff se encontraram com George R. R. Martin para saber, “por cima”, como a série termina. Eles fizeram isso para saber para onde a história se encaminha, mesmo sem saberem se a série se encontrará em algum ponto com o livro e quando isso acontecerá.

12 – … Mas a série vai terminar diferente do livro

George R. R. Martin anunciou que fará algumas mudanças para o final das Crônicas de Gelo e Fogo. Ele afirmou que os pontos mais importantes são os que ele disse a Benioff e Weiss quando se encontraram há 5 ou 6 anos, mas que pode haver algumas mudanças e que muitas coisas serão adicionadas.

13 – Mais da metade dos personagens principais da série já foram mortos

Não é novidade que a morte de personagens é uma constante na série, mas de acordo com um estudo estatístico feito pelos epidemiologistas Reidar Lystad e Benjamin Brown assistiram a 67 personagens e identificaram que mais da metade dos principais foram mortos até o final da temporada 7.

Curiosamente, o estudo também concluiu que entre os novos personagens há 14% de chances de serem mortos até uma hora depois que foram introduzidos na série.

14 – Lady, o lobo gigante, foi adotada por Sansa

A loba gigante de Sansa Stark, Lady, morreu cedo na série, logo na primeira temporada, o que deixou o cachorro que a interpretava, Zunni, “sem trabalho”. Então, Sophie Turner, a atriz que interpreta Sansa, adotou a cadela, que infelizmente morreu na vida real em 2017.

15 – A escolha do ator Peter Dinklage foi unânime

O escritor George R. R. Martin disse que imaginava Peter Dinklage como o ator ideal para interpretar Tyrion Lannister, mesmo antes de a série se tornar realidade. Então, quando os produtores David Benioff e D. B. Weiss tiveram que escolher o ator, nenhum outro foi considerado para o papel a não ser Dinklage.

A série teve seu último episódio exibido em 19 de maio, mas com certeza muita gente ainda não assistiu ou pulou alguns episódios. Por isso, aproveite a oportunidade e conte com os melhores planos da Zelas com HBO para ter acesso ao HBO GO e à série completa!

Da Folha Geral, em São Paulo*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Ilustração. Foto: Pixabay

Empresa de inteligência logística lança funcionalidade que reduz o valor do frete em até 40%

Ilustração. Foto: Pixabay

Confira as novidades do cinema para o segundo semestre