Estamos vivendo momentos de intensa transformação. De um lado, os propósitos e talentos que queremos empreender. De outro, as necessidades do mercado e os obstáculos que surgem no dia a dia. Como equilibrar ambos e construir uma carreira saudável e próspera? Tarsia Gonzalez dá algumas dicas. Confira:
- Quem não sabe onde quer ir, não chega a lugar nenhum. Autoconhecimento é o primeiro passo e somos obrigados a fazer escolhas sérias, muitas vezes, cedo demais. Então, sempre é tempo de buscar dentro de si as respostas: o que eu quero fazer da vida? Qual meu propósito? O que me faz feliz? Entender quais são seus talentos e sua pré-disposição ajuda e muito a tomar as melhores decisões;
- Para saber onde ir, é preciso entender o que existe de oportunidades: quais profissões, que mercados são mais promissores dentro da gama de opções que cabem nos seus talentos? Dados ajudam a escolher com mais precisão;
- Com conhecimento das possibilidades, dos talentos e dos destinos possíveis, o próximo passo é traçar a rota: que caminho preciso percorrer para chegar onde quero? Quais os melhores meios? Que cursos, profissionalização, com que tipo de ajuda vou poder contar para criar esse planejamento? Quais processos podem ser úteis a esse empreendimento? Fazer e refazer questionamentos é sempre uma forma mais assertiva de construir um plano de voo.
A cada passo, sempre é possível mudar: “nenhum planejamento é 100% fixo, tudo está em constante mudança”, enfatiza Tarsia, “ nesse momento mesmo, estamos vivenciando momentos de dúvida, tensão e apreensão, e é preciso sempre observar as transformações para se adequar da melhor forma a novas realidades”, enfatiza a gestora.
Sobre Tarsia Gonzalez
Gestora, psicóloga, especialista em finanças, presidente do conselho de uma das maiores companhias do país, consultora e palestrante, Tarsia Gonzalez construiu uma carreira de sucesso observando as pessoas, angariando conhecimento e expertise para gerenciar com propriedade e criar times fortes e coesos. Seu esforço para equilibrar governança corporativa e profissionalização com a felicidade das pessoas que formam a empresa levou a Transpes, companhia fundada por seu pai, a receber por três anos consecutivos o prêmio da Revista Você S/A como Melhor Empresa para se Trabalhar do Brasil.