em

Veja dicas de como se mudar para outro país

Morar no exterior é o sonho antigo de muitos brasileiros. Diante da crise econômica e dos alarmantes índices de criminalidade em nosso país, o número de pessoas que deixam o Brasil  para realizar uma mudança internacional definitiva não para de crescer. Segundo estatísticas recentes da Receita Federal, houve um aumento de 81,61% no número de […]

Morar no exterior é o sonho antigo de muitos brasileiros. Diante da crise econômica e dos alarmantes índices de criminalidade em nosso país, o número de pessoas que deixam o Brasil  para realizar uma mudança internacional definitiva não para de crescer.

Segundo estatísticas recentes da Receita Federal, houve um aumento de 81,61% no número de Declarações de Saída Definitiva do Brasil entre 2016 e 2014 em comparação com os anos de 2013 a 2011. Ou seja, o Ministério da Fazenda recebeu 55.402 documentos no período que compreende do ano passado até 3 anos atrás.

Como realizar de fato a mudança para o exterior? Essa é uma das primeiras perguntas que quem pretende se tornar expatriado se faz. É verdade que mudar de país é trabalhoso e requer muitos detalhes. Mas, não é uma tarefa impossível de executar. Confira os principais passos que você precisa dar para começar a realizar o sonho de viver no exterior.

Mudança internacional: Aprenda o passo-a-passo para morar no exterior

Cada país tem suas próprias regras de imigração. Então, o primeiro passo para quem planeja mudar de país é conhecer a legislação vigente na nação que irá morar. Vale a pena pesquisar tudo que for possível como:

  • Lifestyle
  • Legislação
  • Mercado de trabalho
  • Melhores locais para morar
  • Cultura local
  • Hábitos e costumes

Outra dica importante é ir pesquisando também empresas especializadas em mudança internacional. Só solicite orçamentos após ter certeza da sua viagem e principalmente  depois de confirmar a boa reputação da transportadora.

Procure o consulado do país no Brasil

Outro passo importante é acessar o site do Consulado do país que você planeja viver para conhecer toda a documentação necessária para a mudança internacional. Você pode se deparar com uma série de exigências que variam de acordo com o lugar que irá morar como:

  • Documentação específica para morar no país
  • Visto
  • Comprovação de que você tem renda para se sustentar (quem é transferido na empresa que trabalha pode ter que apresentar documentos diferentes em relação a quem vai morar sem um trabalho garantido ou para fins de estudo)
  • Seguro saúde com um determinado valor exigido
  • Vacinas obrigatórias

Esse precisa ser um dos primeiros passos porque de acordo com as exigências do país que você pretende viver, sua mudança internacional pode ficar muito mais cara.

Então, por exemplo, se você quer estudar nos Estados Unidos terá que se matricular primeiro em um curso de longa duração para comprovar que você é estudante e poder tirar o visto correto. O que irá gerar mais despesas para você. Enquanto morar em outro destino poderia ser mais barato.

Passaporte em dia

Verifique se o seu passaporte está atualizado. Além disso, tome todas as providências para tirar o visto para o país que você irá morar. Caso seja necessário.

Se você tiver dupla cidadania europeia, as coisas ficam muito mais simples. Mas, não significa que morar no exterior é só para pessoas com esse perfil. Os brasileiros que planejam com antecedência e pensam em todos os detalhes também conseguem.

Contrate uma empresa de mudança internacional de confiança

Depois que você realizar toda burocracia com sucesso e de fato for mudar de país, é hora de contratar uma empresa especializada para realizar sua mudança internacional. Descubra as que atuam no país que você irá morar e solicite orçamento. E não esqueça de conferir antes o que os internautas dizem sobre a empresa.

Serviço de Relocation facilita sua vida

Algumas empresas de mudanças internacionais oferecem o serviço de relocation que é um

suporte de confiança recomendado principalmente para quem vai mudar de país por mais de 1 ano. O que inclui:

  • Visitação de familiarização no país que você vai morar
  • Busca por moradia
  • Busca por escola para seus filhos
  • Assistência personalizada para o cônjuge

Para quem irá mudar de país por conta do trabalho e precisa levar toda a família é uma excelente opção. Já que irá facilitar bastante sua vida no exterior com todo auxílio necessário para assinaturas de contratos, locação de imóveis, etc.

Mas, também é uma dica de ouro para quem vai fazer a mudança internacional por conta própria. É útil para otimizar tempo e indispensável principalmente quando sua esposa ou esposo não domina o idioma local.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

capa celular, cellphone-2001536_1280

Confira dicas simples e baratas para limpar suas capas para celular

churrasco, carne - 1239434_1280

Como calcular a quantidade de comida para um churrasco