em

Turismo além da vida? Descubra o que atrai turistas nos cemitérios ao redor do mundo

Há dezenas de milhares de razões que levam turistas viajarem ao redor do mundo. Muitos são movidos pelo simples desejo de conhecer novos lugares, outros buscam se aprofundar em algum conhecimento específico, e há, também, o turismo fúnebre: isso mesmo, pessoas que viajam para conhecer cemitérios exóticos ao redor do mundo. E para os adeptos […]

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Há dezenas de milhares de razões que levam turistas viajarem ao redor do mundo. Muitos são movidos pelo simples desejo de conhecer novos lugares, outros buscam se aprofundar em algum conhecimento específico, e há, também, o turismo fúnebre: isso mesmo, pessoas que viajam para conhecer cemitérios exóticos ao redor do mundo.

E para os adeptos dessa prática, o que não faltam são destinos. Veja abaixo uma lista de cemitérios famosos e suas atrações.

O Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, por exemplo, recebe milhares de turistas todos os dias por abrigar o túmulo da ex-primeira dama do país Evita Perón, uma das principais líderes do movimento populista argentino conhecido como Peronismo. Há até visitas turísticas monitoradas em espanhol, italiano e inglês quase todos os dias da semana.

Para os amantes da música, o Cemitério Zentralfriedhof, na Áustria, país que já foi conhecido por sua vasta bagagem cultural, abriga túmulos da elite da música clássica, como Beethoven, Brahms, Franz Schubert e Johann Strauss. Pelo seu tamanho, há uma linha de ônibus rodando apenas dentro das dependências do cemitério.

A popularização das visitas a cemitérios fez o Cemitério São João Batista, no Rio e Janeiro, ganhar o primeiro mapa virtual da América Latina e está totalmente mapeado pelo Google Street View desde 2015. Entre seus moradores estão Carmem Miranda, Cazuza, Tom Jobim, Santos Dumont e Machado de Assis, entre outros. A venda de coroas de flores no Rio de Janeiro é um mercado aquecido por conta da fama do cemitério.

Mas túmulos ilustres não são sempre o que mais atrai essa massa de turistas. Cemitérios bizarros também contam com filas de visitação, como por exemplo as Catacumbas de Paris, na França. O imenso mausoléu era o destino de todos os restos mortais dos demais cemitérios franceses entre 1786 e 1814, formando assim paredões inteiramente decorados com ossos humanos.

Outros cemitérios atraem por sua beleza e opulência, como o Cemitério Complexo-Museu Mevlâna, na Turquia. O mausoléu de Jalal ad-Din Muhammad Rumi, místico sufi muito famosos por ser líder de uma corrente mística contemplativa do islamismo, atrai visitantes por conta de sua imponência. As obras expostas, os tapetes e toda riqueza enchem os olhos de nativos de todo o mundo. O Cemitério Alegre, como é conhecido, na Romênia, também tem seu atrativo no visual de suas lápides, mas por serem descontraidamente felizes. O cemitério é praticamente um museu a céu aberto por conta dos desenhos coloridos que enfeitam as tumbas.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

hacker, segurança virtual

Como se proteger dos cibercriminosos durante a Black Friday

satélite, espaço, terra, satellite-1820064_1280

Internet via satélite muda rotina dos moradores da zona rural