em

Passeios em cemitérios passam a fazer parte do roteiro de turistas; saiba mais

O chamado turismo cemiterial, que desperta a curiosidade em uns e um certo receio em outros, está em crescimento no país. Cada vez mais turistas – tanto brasileiros quanto estrangeiros – buscam conhecer as obras de arte e os túmulos de artistas e celebridades contidos nos cemitérios em território nacional. Das grandes necrópoles localizadas nas […]

Foto: Divulgação

O chamado turismo cemiterial, que desperta a curiosidade em uns e um certo receio em outros, está em crescimento no país. Cada vez mais turistas – tanto brasileiros quanto estrangeiros – buscam conhecer as obras de arte e os túmulos de artistas e celebridades contidos nos cemitérios em território nacional. Das grandes necrópoles localizadas nas capitais aos pequenos campos-santos de cidades do interior, há muito o que se conhecer e descobrir nos roteiros cemiteriais.

História, arte e curiosidades nos passeios em cemitérios

A exemplo do que ocorre em diversos outros países do mundo – como, por exemplo, na nossa vizinha Argentina, no famoso Cemitério da Recoleta – os passeios guiados por cemitérios são cada vez mais comuns no Brasil. Estas incursões, normalmente acompanhadas por guias turísticos ou historiadores, levam o público a conhecer mais a fundo as informações sobre obras de arte tumular, capítulos da história recente e também curiosidades sobre famosos que já se foram.

O Cemitério da Saudade de Sulacap, no Rio de Janeiro, é um desses pontos de interesse turístico. Repleto de belos monumentos, o local abriga falecidos célebres como os artistas da música brasileira Dalva de Oliveira, Cássia Eller e Mr. Catra, o jornalista Tim Lopes (um dos mais premiados jornalistas do país, executado durante uma reportagem sobre o narcotráfico), e Lady Laura (mãe do cantor Roberto Carlos).

Outro cemitério bastante visitado na capital carioca é o São João Batista, primeiro cemitério da América Latina a oferecer tour virtual pelo Google Street View. Com um grande potencial turístico, o local concentra túmulos de muitas personalidades brasileiras, como o cantor e compositor Tom Jobim, a cantora Carmen Miranda, o jornalista Glauber Rocha, o artista plástico Candido Portinari e o escritor Nelson Rodrigues. Lá também estão disponíveis QR Codes nos túmulos, disponibilizando aos visitantes informações sobre a pessoa sepultada.

Em São Paulo um dos mais famosos cemitérios para turismo é o Cemitério da Consolação, o mais antigo da cidade. No local, além dos passeios guiados e das visitas fotográficas, volta e meia acontecem eventos como apresentações teatrais e intervenções poéticas, interagindo com os túmulos de nomes como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

Para saber mais informações sobre as visitas guiadas, é necessário entrar em contato com a administração do cemitério de interesse. O Cemitério da Saudade Sulacap pode ser contatado pelo (21) 3357-7844; o São João Batista, pelo (21) 2527-9129; e o Cemitério da Consolação pelo (11) 3256-5919 (informações de março/2019).

Conteúdo Premium Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

Calcinha Preta

Banda Calcinha Preta se apresenta no Maior Arraiá das Antigas

efeito suspensivo

Suspensão da CNH: guia completo