Leitura: 1 minuto

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde autorizou o repasse financeiro de R$ 3,7 milhões para 67 municípios da Região Nordeste para intensificação das ações de controle da doença. As localidades foram Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, consideradas de maior risco para a disseminação da doença.
 

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17) e o recurso é do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde.
 
A ação foi tomada diante da necessidade de interromper a atual situação de transmissão da doença nesses estados, e impedir que o vírus possa acometer pessoas das outras regiões.
 
No Nordeste, destaca-se ainda a importância da realização de campanha de vacinação indiscriminada contra sarampo, para as crianças de seis meses a cinco anos de idade.
 
O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade, que pode acometer crianças e adultos. Do total de casos confirmados em Pernambuco e no Ceará, 49% e 51 %, respectivamente, ocorreram em crianças menores de um ano de idade, grupo que, em situação de normalidade, não tem recomendação da vacinação de rotina nos serviços de saúde. (Tribuna)