em

Você sabia que o ar-condicionado também pode assumir função de aquecedor? Dica para o inverno!

Mas, com o desenvolvimento tecnológico, hoje em dia é possível economizar na hora de deixar o clima ideal em casa. Existem diversos modelos de ar-condicionado split no mercado que oferecem função aquecedor (ar-condicionado quente e frio). Como funciona o ar-condicionado com ciclo quente/frio O aparelho de ar condicionado com função aquecedor é recomendado para pessoas […]

Mas, com o desenvolvimento tecnológico, hoje em dia é possível economizar na hora de deixar o clima ideal em casa. Existem diversos modelos de ar-condicionado split no mercado que oferecem função aquecedor (ar-condicionado quente e frio).

Como funciona o ar-condicionado com ciclo quente/frio

O aparelho de ar condicionado com função aquecedor é recomendado para pessoas que convivem com o calor o ano todo. E apenas nos meses de inverno precisam esquentar o ambiente. Por esse motivo é a melhor opção para a maioria dos brasileiros.

Quando você utiliza o equipamento no ciclo quente, o ar frio do ambiente é capturado e drenado pelo ar-condicionado por seu sistema interno. Para isso, o aparelho conta com uma bomba de calor e um sistema elétrico suplementar de aquecimento (para dar conta de ar realmente gelado).

Após todo o processo, o ar-condicionado quente/frio consegue elevar a temperatura do ambiente. O resultado é ar aquecido devolvido ao cômodo. Dessa forma, o local fica muito mais confortável, do ponto de vista térmico, e cria-se um clima aconchegante (principalmente para uma boa noite de sono).

Vantagens do ar-condicionado ciclo quente/frio

Clima ideal o ano todo

Quem tem em casa e/ou no escritório ar-condicionado split com função aquecedor não precisa ficar desconfortável quanto ao clima. Seja no inverno ou no verão é possível se sentir bem com a temperatura certa.

Excelente custo/benefício

O Brasil é um país tropical. Na maior parte do ano, é calor o tempo todo. A temperatura costuma cair em junho, julho e agosto. Dessa forma, na prática, para a maioria dos brasileiros são apenas três meses de frio.

Em cidades serranas, as temperaturas normalmente são mais brandas e caem bastante durante o inverno. Comprar um ar-condicionado com ciclo quente costuma ser uma solução mais vantajosa em relação ao aquecedor. Basta colocar na ponta do lápis ou na sua planilha os seguintes itens:

  • Custo do aparelho
  • Consumo de energia
  • Custo de instalação
  • Gastos com manutenção
  • Utilização do aparelho por ano

Só com a pesquisa dessas informações, você irá notar que o custo/benefício do ar-condicionado split quente e frio é melhor. O aquecedor é mais recomendado para países onde a temperatura é abaixo de zero por meses. E no resto do ano o clima é ameno como ocorre na Europa, norte dos EUA e Canadá.

Manutenção

Qualquer equipamento que não é usado por muito tempo costuma apresentar vida útil menor. Isso não é diferente com os aquecedores. Além do aparelho ficar parado, praticamente o ano todo, exceto no inverno, os custos com manutenção são maiores.

Já o ar-condicionado quente/frio pode ser usado o ano inteiro. O que prolonga sua vida útil, além de ser mais fácil cuidar da manutenção.

É até mais simples encontrar profissionais especializados para realizar reparos. A dica para evitar problemas é, a cada seis meses, realizar manutenção preventiva para facilitar o bom funcionamento do equipamento.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Grafitaê no Colégio Est. Leda Jesuíno

#TransformaÊ: Escolas se preparam para a segunda virada educacional Bahia

Grupo IMAM oferece curso sobre PPCP

Grupo IMAM oferece curso sobre PPCP