
Você é o que você posta. A Rede social tomou o lugar dos cartões de visitas, websites pessoais e corporativos, e tornou-se a maior vitrine que existe sobre quem você é, o que você faz e aonde você pode chegar. Utilizando-se de conceitos do jornalismo e da imprensa, empresa de mídia social em transformado perfis nas redes sociais com pouca interação em contas atrativas e com alto engajamento. Como isso é possível?
De acordo com Fabiano de Abreu, jornalista e CEO da MF Press Global, grupo de comunicação luso-brasileiro que também é uma assessoria de imprensa, o jornalismo sempre caminhou junto da mídia social, e hoje dependem um do outro. Para Fabiano, é notório que os principais veículos de comunicação compreendem a importância e a força das Redes sociais, e usam de elaboradas estratégias para impulsionar notícias e conteúdos diversos através dessa poderosa ferramenta: “Imagine a sua rede social sendo cuidada por jornalistas. Nossa empresa faz a gestão de rede social, imagem e personal branding tanto de artistas, e personalidades, como também médicos, profissionais liberais, e com grandes resultados.”
Qual o diferencial de uma empresa de assessoria de imprensa para mídia social? Em resposta, Fabiano responde levanta os principais tópicos que justificam a união entre a assessoria de imprensa, o jornalismo e mídias sociais:
O Leitor é atraído pelo título
O título precisa ser atrativo, e deixar subentendido o restante do conteúdo. Do mesmo modo, a frase no Instagram é um título, e com poucas palavras, precisamos dizer tudo. As pessoas não querem ver textos longos nas redes sociais. As legendas das imagens e os posts no Facebook precisam ser curtos e objetivos.
Credibilidade
A vinculação de posts na rede social com artigos publicados na imprensa trazem credibilidade, e favorecem inclusive a verificação do perfil. A imprensa é como um carimbo, que valoriza o seu perfil. Ter uma assessoria que faça essa conjunção é um grande diferencial.
Estratégias de Alcance
Assim como a imprensa é estudada em relação ao alcance e ao público que comunica-se, isto é usado na rede social (target). Essas estratégias de identificar potencial audiência e segmento ao qual o post ou o perfil encaixa-se é muito importante.
Imagem
O jornalismo trabalha com imagens, tal qual a rede social. Conseguimos identificar quais imagens tem o potencial para atrair a atenção do público.
Verificação do Perfil
Um perfil verificado traz credibilidade e atrai potenciais parcerias. O selo é concedido a pessoas comprovadamente públicas, e uma assessoria de imprensa tem o papel de promover conteúdo relevante na imprensa e vinculá-lo ao perfil na rede social do cliente, apresentando as provas para o Facebook e o Instagram, que tornam possíveis a verificação.
Plataforma
Nossa assessoria de mídia social tem uma plataforma própria para aumentar a interação e impulsionar posts, de modo a tornar conteúdos virais e divulgar pessoas e empresas.
“Eu não prometo, eu parto do princípio da prova. E já está mais do que provado que é impossível não ter bons resultados com investimento em mídia social”.
Aprovação
A imprensa tradicional depende de aprovação editorial para publicar conteúdos, o que não ocorre na mídia social. Por isso, redes como o Twitter, Instagram e Facebook são muito dinâmicas, e às vezes acabam por trazer informações muito mais rápido que os jornais e portais de notícias.
Hashtags
Hashtags, levantamento de perfis, ferramentas SEO utilizados numa publicação não deixa de ser uma forma de “tagueamento” que ja é utilizado pela imprensa e pelos jornalistas há muito tempo, o que mostra as similaridades entre ambas.
Fabiano afirma não poder revelar todos os seus segredos profissionais, e deixa claro que ainda que revelasse, não seria algo simples de ser aplicado: “existem muitos segredos para alavancar audiência, e por questão profissional não posso revelar todos. Nas ainda assim, mesmo que o fizesse, para funcionar dependem da criatividade e de conhecer a fundo ambos os segmentos”.