em ,

Corrida do Fogo garante diversão para mais de 500 pessoas em Salvador

Há 12 anos, a vida do sub-tenente da Policia Militar, Marcus Seara, mudou completamente. Após passar por uma cirurgia de coluna, o PM perdeu o movimento da perna esquerda. Embora tivessem pessoas que duvidassem da sua recuperação, ele não desistiu de voltar a praticar atividades físicas. Na manhã deste domingo (29), o rapaz de 44 […]

Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Há 12 anos, a vida do sub-tenente da Policia Militar, Marcus Seara, mudou completamente. Após passar por uma cirurgia de coluna, o PM perdeu o movimento da perna esquerda. Embora tivessem pessoas que duvidassem da sua recuperação, ele não desistiu de voltar a praticar atividades físicas. Na manhã deste domingo (29), o rapaz de 44 anos se superou, completando os 6,7 quilômetros da Corrida do Fogo, organizada pelo Corpo de Bombeiros, em Salvador.

“Todos tem uma motivação para agir. Eu tive a minha. Comecei a andar, descobri o ciclismo. Hoje realizei minha primeira corrida depois do meu problema, e estou ótimo. Percebi que minha situação não me impede de agir normalmente”, disse Marcus. Assim como o sub-tenente, muitos amantes do esporte completaram o trajeto, que teve início no Quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida ACM, em direção ao Iguatemi, e retorno pela Avenida Bonocô, após subida da Ladeira da Cruz da Redenção e passagem pelo bairro de Brotas.

Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O competidor, Damião Nonato, 39, foi o vencedor da prova, com um tempo total de 22 minutos. Embora tenha somado mais um troféu para sua coleção, o maratonista destacou o incentivo à saúde como o principal prêmio do evento. Para ele, “a saúde é o nosso bem mais precioso. É muito legal ser o primeiro, e, no meu caso, esse resultado foi fruto de um trabalho alimentação saudável e treinos intensos. Mas em uma corrida como esta, todo mundo sai ganhando com bem-estar e ações de hábitos saudáveis”.

Chapada Diamantina

Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A Corrida do Fogo é um dos mais tradicionais eventos do circuito de rua de Salvador, sendo realizada há 18 anos em homenagem ao trabalho do Corpo de Bombeiros do Brasil. Neste ano, a comemoração foi ainda mais especial, pela contribuição fundamental para o controle dos incêndios na Chapada Diamantina. “Esse é o coroamento pelas nossas atividades, com a participação da população, que temos o dever diário de proteger”, destacou o major Ramon Diego Pimentel, coordenador do 3º Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia (GBM).

Para a garota Beatriz Oliveira Castro, 13, que nasceu sem o movimento das pernas, participar da corrida foi importante para a autoestima. Mesmo percorrendo parte do trajeto até a Igreja Universal, ela passou a se sentir incluída na sociedade. “Mesmo não andando como as outras pessoas, eu sou igual a todas elas. Posso fazer o que elas fazem”.

Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

No evento, estudantes de universidades também realizaram ações de conscientização na sede do Quartel do Corpo de Bombeiros. No local, serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e tipagem de sangue foram oferecidos à população, além de orientações sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Para a criançada, a programação reservou diversas atividades recreativas, como basquete, cama elástica e rapel. “Está sendo muito legal. Eu adorei o rapel. Para mim, é mais um desafio ficar lá em cima. O coração bate mais forte, mas é uma sensação boa”, afirmou Heide Anne, 11.

Ação social

Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

As inscrições para a Corrida aconteceram entre os dias 9 e 20 de novembro, no 3º Grupamento de Bombeiros Militares, na Avenida ACM. A taxa de inscrição foi a entrega de duas latas de leite em pó. Com isso, neste domingo (29), a arrecadação chegou a quase mil itens, que serão doados para o abrigo Dom Pedro, no Largo de Roma, em Salvador, e outras três instituições filantrópicos da capital baiana. “A ação é maravilhosa, importantíssima para quem precisa da doação. Só no abrigo Dom Pedro, 72 idosos serão beneficiados com os mantimentos, disse a representante da instituição no evento Josenice Lisboa.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Teles, a doação das latas de leite reflete mais uma preocupação do batalhão. “As pessoas vêm os bombeiros apenas como proteção para situações de risco, como incêndio, mas o Corpo de Bombeiros é mais do que isso – estamos aqui para proteger o cidadão de todas as formas que estiverem ao nosso alcance. É assim que devemos pensar”.

Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Corrida do Fogo. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Amanda Aparecida Santos de Sousa atleta paralímpica de halterofilismo

Capa da Playboy, Cintia Vallentim, chega de taxi na festa