em

Crescem condomínios com serviços comunitários e exclusivos

Empreendimentos oferecem massagista, serviços de limpeza, montagem de menus gastronômicos exclusivos, entre outras regalias

O setor imobiliário passou a investir na oferta de serviços premium para os moradores, principalmente nos empreendimentos de luxo. Essas iniciativas crescem à medida que os consumidores se tornam mais exigentes. As regalias podem fazer com que a mensalidade do condomínio chegue a R$ 30 mil. E se engana quem pensa não haver público suficiente para comprar esse tipo de apartamento. De acordo com o Sindicato da Habitação (Secovi), a procura por imóveis avaliados em mais de R$ 1,5 milhão cresceu 20%.

Entre os serviços oferecidos nesses condomínios estão quadra de squash, pista de cooper, piscinas de diferentes tipos, spa, quadras esportivas, academia, biblioteca e espaço gourmet. Em alguns condomínios, existe até um local onde o condômino pode usar uma lavadora e uma secadora para lavar e secar suas roupas. A proposta visa diminuir os gastos com energia e água.

Outras novidades dos empreendimentos de luxo são a parceria com as empresas de serviços que limpam os apartamentos, cuidam dos animais de estimação e até oferecem um menu gastronômico para o condômino. Mas o que mais encarece o valor do imóvel são os gastos com vigilância e segurança desses prédios privativos. O preço também é definido pelo número de vagas na garagem para cada apartamento. Em alguns empreendimentos, o indivíduo pode guardar até 16 carros.

A exclusividade também é outro atributo que atrai a classe A. De acordo com matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense, cada detalhe é pensado para proporcionar o maior conforto e agregar valor ao empreendimento. As torres Apogée e L’Essence, por exemplo,  foram projetadas para oferecer adega de vinhos, piscinas cobertas e descobertas com entrada direta para a sauna, praça com lareira, playground com espaço kids, cinema, academias e espaço de relaxamento com sala de massagem.

“O cliente desse projeto é exigente, único e se preocupa com bem-estar e segurança. Procura algo que o impacte e surpreenda. São homens e mulheres, casados, classe AAA”, disse o diretor comercial e de marketing da Patrimar, Lucas Couto, ao Correio Braziliense. São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte são algumas das cidades que recebem esse tipo de empreendimento.

Os serviços de luxo também se apresentam como uma forma de aproveitar todo o espaço disponível dos condomínios, já que os apartamentos são compactos, com metragem entre 33 e 70 metros quadrados. É o caso do London-SP Residence Even, na Rua da Consolação, em São Paulo. O condomínio possui serviços como de concierge e de diarista e o condômino pode pagar só aquilo que utilizar. O empreendimento também tem bicicletário, academia e uma piscina de 50 metros com raia.

“Como os imóveis são compactos e os espaços precisam ser bem aproveitados, é interessante que os condomínios tenham lavanderias coletivas, automação nos apartamentos e ambientes comuns que permitam pequenas reuniões”, disse Marcelo Dzik, diretor comercial da Even, em entrevista para o jornal Folha de S.Paulo.

Já o Cosmopolitan Higienópolis tem quadra com grama, academia e até sala de massagem. O morador pode contratar personal trainer e massagista do próprio prédio, além de serviço de manicure e diarista. Alguns prédios de luxo oferecem até aplicativo para que o morador possa agendar alguns serviços, como faxina e consertos.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Renata Spallicci

Musa da Acadêmicos do Tatuapé brilha em ensaio da agremiação

Nivelamento poço de visita Barreiras, rua Floriano Peixoto

Embasa promove nivelamento da estrutura da rede de esgoto nas ruas de Barreiras