Foto: Felipe Werneck / Ibama
em

IBAMA completa 30 anos em meio a mudanças na equipe, crise em Brumadinho e denúncias de corrupção

No dia 22 de fevereiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) comemorou 30 anos de existência. Nesta data, em 1989, a Lei nº 7.735 criou a autarquia federal, vinculada ao então Ministério do Meio Ambiente. O IBAMA é um órgão do Poder Executivo responsável, entre outras coisas, por colocar […]

Ibama 30 anos. Foto: Arquivo Ibama / Ibama
Ibama 30 anos. Foto: Arquivo Ibama / Ibama

No dia 22 de fevereiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) comemorou 30 anos de existência. Nesta data, em 1989, a Lei nº 7.735 criou a autarquia federal, vinculada ao então Ministério do Meio Ambiente. O IBAMA é um órgão do Poder Executivo responsável, entre outras coisas, por colocar em prática a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e desenvolver atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural brasileiro.

Ele ainda controla e fiscaliza o uso dos recursos naturais e concede licenças ambientais para qualquer tipo de intervenção em áreas naturais do país. Em 2007, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), retirou do IBAMA a gestão das unidades de conservação nacionais.

O aniversário, porém, foi marcado pelo grande desafio de, desde janeiro, ajudar nos trabalhos após a queda da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, além de verificar os danos ecológicos que o acidente causou.

Para o IBAMA, o rompimento devastou 133,27 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica e 70,65 hectares de áreas de proteção permanente ao longo de cursos d’água. O cálculo foi feito pelo seu Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima) a partir de imagens de satélite, fazendo uma comparação entre o período de dois dias após o rompimento e de 3 e 7 dias antes da ocorrência.

Segundo monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA), a pluma de mistura de rejeito e água percorreu 98 km ao longo do Rio Paraopeba e está agora no município de São José da Varginha (MG). “Os dados observados nos pontos monitorados mostram uma diminuição da turbidez ao longo do rio, no trecho entre Brumadinho e Mário Campos, indicando que está ocorrendo uma deposição dos sedimentos”, informaram os órgãos.

O IBAMA já multou a mineradora Vale em R$ 250 milhões ー a companhia é responsável pela barragem de rejeitos que se rompeu. A atitude foi elogiada pelo novo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Depois de afirmar que o órgão agiu com rigor e rapidez, ele disse que “o que precisa haver é foco na atuação. Em situações de maior risco, maior complexidade, ter as equipes de licenciamento ambiental com foco, com dedicação”.

Além de Brumadinho, o IBAMA deve sofrer algumas mudanças com o novo governo, eleito no ano passado, em relação aos trâmites que costuma operar ー que são consideradas urgentes pelo presidente Jair Bolsonaro e sua equipe. Entre o programa de metas para os primeiros 100 dias de governo, por exemplo, consta o objetivo de “aperfeiçoar o procedimento de conversão de multas” da entidade.

Em várias ocasiões, Bolsonaro destacou sua preocupação em torno das concessões de licenças ambientais e também da aplicação de multas ー que ele chamou de “indústria da multa”. Salles defende a desburocratização de processos que esbarram em restrições ambientais e afetam setores da economia.

O órgão também precisa lidar com as últimas acusações de corrupção, como as que recaíram sobre a ex-presidente, Suely Araújo: chamou a atenção da nova equipe o valor do contrato de fornecimento de combustível (R$ 28,7 milhões) do IBAMA junto à Companhia de Locação das Américas, para abastecimento da frota de fiscalização do órgão (393 camionetes) em todo o país.

“Quase 30 milhões de reais em aluguel de carros, só para o IBAMA…”, tuitou o ministro Ricardo Salles quando da exoneração de Suely. De acordo com ele, “o valor elevado também foi questionado pelo TCU desde abril e, portanto, não precisava ser assinado a dez dias da troca de governo”.

Em documento à imprensa, ex-presidente do órgão argumentou que o tribunal aprovou os valores referentes aos contratos dos veículos e despesas. Segundo ela, o novo contrato abrange 393 caminhonetes adaptadas para atividades de fiscalização, combate a incêndios florestais, emergências ambientais, ações de inteligência e vistorias técnicas nos 27 estados. “O valor estimado inicialmente para esse contrato era bastante superior ao obtido no fim do processo licitatório, que observou com rigor todas as exigências legais e foi aprovado pelo TCU.”

No lugar de Suely entrou o advogado Eduardo Fortunato Bim, que já foi secretário de Meio Ambiente de São Paulo durante o governo Geraldo Alckmin (PSDB).

Os trabalhadores do IBAMA também têm reclamações a fazer em relação ao cotidiano do órgão. Em uma carta conjunta assinada pelos sindicatos mais importantes ligado à entidade, o Ascema, o ASIBAMA e o SINDSEP, eles reclamam da “grande quantidade de nomeações de pessoas sem perfil adequado, sem experiência ou qualificação técnica na área ambiental federal”, a falta de concursos públicos, como a carreira de medicina veterinária, a alocação de servidores de áreas distintas para atuar no setor de licenciamento ambiental, condições inapropriadas de trabalho e até um polêmico acidente aéreo envolvendo funcionários do IBAMA cujo único sobrevivente “arca com os custos do tratamento”.

Conteúdo Premium Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

Empresário Renato Ronner lança turnê nacional de Dinah Moraes

Empresário Renato Ronner lança turnê nacional de Dinah Moraes

Fernanda D’avila

Fernanda D’avila ostenta barriga seca de biquíni nas Bahamas e dá dicas para reduzir “inchaço”