Leitura: 3 minutos

220130927111146

Encerrando o Ano da Fé e abrindo as comemorações pelos 35 anos da Diocese de Barreiras, no dia 24 de novembro de 2013, a partir das 13h, no Parque de Exposições Geraldo Rocha, em Barreiras, receberemos pela primeira vez a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, conduzida pelo Reitor do Santuário Basílica de Trindade/GO, o Missionário Redentorista, Pe. Robson de Oliveira, CSsR.
A celebração constará de louvor, testemunhos, apresentações artísticas regionais, celebração eucarística e cânticos. Será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão.

Dom Josafá Menezes, bispo diocesano de Barreiras
Dom Josafá Menezes, bispo diocesano de Barreiras

Dom Josafá Menezes e o Padre Verneson Francisco, coordenador de pastoral, estão trabalhando para a preparação do evento. Está marcada uma reunião, quarta-feira, 18 de setembro, para organizar as comissões de trabalho.

Dom Josafá foi recebido pelo Prefeito de Barreiras, Antônio Henrique, apresentou o projeto e o prefeito disponibilizou o local e se comprometeu de apoiar o evento no que for necessário.

O Bispo Diocesano e a Comissão Organizadora estão preparando os Projetos de Parcerias. O evento deverá contar com a parceria do comércio, das empresas em geral, das prefeituras municipais de municípios vizinhos que compõem a Diocese de Barreiras e com os fiéis em geral.

As paróquias e comunidades não somente da Diocese de Barreiras deverão começar a organizar as suas caravanas para participar do grande evento de evangelização de todo o Oeste da Bahia.

Pe. Robson
Padre Robson de Oliveira Pereira, redentorista, é reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno desde 2003. O presbítero nasceu na cidade de Trindade/GO em 26 de Abril de ano de 1974.

 Ingressou no seminário aos 14 anos de idade e dez anos depois foi ordenado presbítero para o serviço de Deus. Trabalhava na Pastoral Vocacional e na formação de vocacionados ao clero por durante dois anos. Depois disso, foi para Roma estudar Teologia Moral pela Universidade do Vaticano. Com quase uma centena de artigos publicados, o Reverendo sempre discute e orienta sobre vida ética e cristã.

Voltando de Roma, Pe. Robson sentiu o desejo e necessidade de fazer devoção ao Divino Pai Eterno, e esta por sua vez ser mais difundida, conquistando gradativamente espaços na televisão, em nível regional pela TV Brasil central com missas semanais; e depois em nível nacional, pela Rede. O marco que sagrou a conquista do carinho, emoção e fé do povo foi o início da ‘Novena dos Filhos do Pai Eterno’ pela TV, seguida com pregações e preces falando sobre temas que atingem o cerne da vida humana. Em ano de 2009, o redentorista começou coordenar mais uma novena em rede nacional: a Novena do Perpétuo Socorro.

HISTÓRIA DA DEVOÇÃO

A história da Imagem do Divino Pai Eterno, com 170 anos de sua descoberta conta que por volta de 1840 o senhor Constantino e sua esposa Ana Rosa Xavier encontraram, enquanto trabalhavam na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Oscularam a imagem, trouxera-a para casa e a notícia se espalhou rapidamente juntamente com a sucessão de milagres. Começou-se então a comemoração festiva com a novena que culmina sempre no dia da Grande Festa, no primeiro domingo do mês de julho.

Com o tema: ‘Eu vou louvar o Pai Eterno e experimentar de perto o seu divino amor’, as visitas da Imagem Peregrina fazem parte de um trabalho evangelizador, iniciado há cinco anos e realizado pelo reitor do Santuário Basílica de Trindade.