em

Luiseduardenses já comemoram a chegada do Sistema de Vídeo Monitoramento no município

Caçulinha na questão emancipação política no Oeste da Bahia, porém gigante pelo desenvolvimento populacional e econômico, Luís Eduardo Magalhães vem se destacando na conquista de grandes avanços. Município com um dos maiores potenciais agrícola do Cerrado Baiano, o município também tem se destacado, desta vez negativamente, entre as cidades mais violentas do Estado, com número […]

220140813182435

Caçulinha na questão emancipação política no Oeste da Bahia, porém gigante pelo desenvolvimento populacional e econômico, Luís Eduardo Magalhães vem se destacando na conquista de grandes avanços. Município com um dos maiores potenciais agrícola do Cerrado Baiano, o município também tem se destacado, desta vez negativamente, entre as cidades mais violentas do Estado, com número crescente de assaltos e homicídios. Para minimizar esse lado nebuloso, a Prefeitura vai implantar na sede o Sistema de Monitoramento 24h que será inaugurado em breve, sendo o primeiro município do Oeste a implantar essa ferramenta de segurança pública.

Segundo o diretor de segurança e ordem pública do município, Romenil Souza, as câmara de monitoramento já estão sendo montadas em vários pontos comerciais da cidade, especialmente nos locais com maior incidência de crimes. O sistema contará ainda com uma Central de Monitoramento, que receberão as imagens On Line, propiciando que a Polícia Militar e a Guarda Municipal atuem assim que as imagens de algum delito for percebido. “Quando identificarmos um suspeito ou o crime acontecendo, acionaremos as viaturas para irem até o local”, explicou Romenil Souza, relatando que tanto a PM, como Guardas Municipais e Agentes de Trânsitos podem ser acionados. “A tecnologia é de fibra ótica, o que existe de mais moderno do mercado. As câmeras captam imagens em alta resolução e tem giro de 360 graus”.

Para o presidente da Associação Comercial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem), Carlinhos Pierozan, a diretoria da entidade apoia o projeto de monitoramento. “Quando nos foi apresentado os pontos de monitoramento, levamos em conta os locais mais estratégicos para o comércio e a população local. Ainda segundo ele, atualmente o comércio está vulnerável e refém a ação dos bandidos. “As polícias militar e civil, que aliás, tem feito milagres com a atual estrutura, terá à disposição uma ferramenta que fará com que os roubos e furtos de forma geral diminuam consideravelmente”.

Carlinhos Pierozan reforça que a Acelem também tem buscado formas de proteger cada vez mais os comerciantes. “Nos próximos dias estaremos, através de um convênio e colaboração com a Delegacia local, efetuando treinamentos com os agentes da polícia civil para consultas do SPC e Serasa, nas investigações por eles realizadas. Outra alternativa  será a implantação do projeto ‘Olho Vivo LEM’ , onde teremos um servidor na Acelem, para captar todas as imagens da empresas com circuito interno e que ficaram à disposição da polícia para posterior verificação em caso de investigação”, explicou ele.

Por Elisângela Rosa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Candidato Eduardo Campos morre em acidente aéreo em São Paulo

Torcedores ilustres ajudarão a pagar salários atrasados no Botafogo