em

Deputado José Rocha apoia movimento em defesa das águas no Oeste

O vice-líder do Governo na Câmara, deputado José Rocha(PR) ocupou a tribuna da Câmara para anunciar a grande mobilização popular que será realizada em Correntina, oeste do estado, no próximo sábado(7). Milhares de pessoas devem marchar pelas ruas da cidade cobrando providências para a defesa de rios, córregos e nascentes que estão seriamente ameaçados pelo […]

José Rocha. Foto: Secom/Câmara dos Deputados
José Rocha. Foto: Secom/Câmara dos Deputados

O vice-líder do Governo na Câmara, deputado José Rocha(PR) ocupou a tribuna da Câmara para anunciar a grande mobilização popular que será realizada em Correntina, oeste do estado, no próximo sábado(7). Milhares de pessoas devem marchar pelas ruas da cidade cobrando providências para a defesa de rios, córregos e nascentes que estão seriamente ameaçados pelo uso desenfreado da água em grandes projetos agrícolas.

Diversos empreendimentos na região estão obtendo outorga para a perfuração de poços artesianos de grande vazão. “Os órgãos responsáveis pelas outorgas, como Ibama e secretaria de Meio Ambiente, devem analisar os pedidos com mais prudência, mediante criteriosos estudos técnicos e ambientais”, alertou.

Segundo o parlamentar, há diversos registros no oeste da morte de nascentes e córregos, além de rios com a vazão comprometida, como o Arrojado, Correntina, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio. José Rocha disse que a redução no volume de água dos pequenos rios ameaça a existência dos grandes rios, como o São Francisco. Em função disso, o rio da integração nacional recebe menos água dos afluentes, tem sua capacidade de geração de energia comprometida, além de colocar em risco o projeto da transposição que pretende levar água a milhões de nordestinos.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Em festa de revista, rainha de bateria da Vila Maria não descarta nu

Em Ilhéus, governador autoriza obras do Hospital do Cacau e inaugura gasoduto