Os prestadores de serviços da usina solar Ituverava que está sendo construída em Tabocas do Brejo Velho no Oeste da Bahia, paralisaram suas atividades no parque solar na manhã desta quinta-feira (29), por falta de pagamento e dos direitos trabalhistas.
A Energec Engenharia, uma das empresas responsáveis pela construção do parque solar que foi contratada pela Enerray está há mais de 60 dias com o salário dos funcionários atrasados, que seria mais ou menos R$ 1 milhão e meio a ser pago para 181 pessoas.
Segundo informações, a empresa teria negociado um prazo para quitar os salários atrasados, mas o prazo venceu ontem quarta-feira. Entre as 181 pessoas que estão sem receber o salário, estão ajudantes, eletricistas, montadores, encarregados e eletricistas fc. Algumas pessoas alegam que já foram dispensadas da empresa, não receberam o acerto e dizem que a empresa não deu baixa na carteira.
Os organizadores da paralisação que preferem não ser identificados disseram que ninguém vai trabalhar enquanto a empresa não pagar o que deve e espera que isso seja resolvido o quanto antes.
Batizado de projeto Ituverava, o empreendimento da italiana Enel Green Power já está quase concluído. Com capacidade de 254 MW (megawatts) a produção anual de energia esperada é de 500 GWh (gigawatts/hora)