em

Agricultores anunciam recuperação de novos trechos de estrada no oeste da Bahia

Com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, os agricultores baianos assinaram na última sexta-feira (23), em Luís Eduardo Magalhães, um convênio de cooperação técnica para recuperar trecho de 50 km que liga as cidades de Cocos, na Bahia, a Mambaí, em Goiás. Por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e […]

Agricultores anunciam recuperação de novos trechos de estrada no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/Abapa

Com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, os agricultores baianos assinaram na última sexta-feira (23), em Luís Eduardo Magalhães, um convênio de cooperação técnica para recuperar trecho de 50 km que liga as cidades de Cocos, na Bahia, a Mambaí, em Goiás. Por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o convênio foi fechado com a Prefeitura de Cocos, tornando-se mais uma ação dos produtores rurais para melhorar as vias para o escoamento de grãos das áreas agrícolas beneficiando também os moradores que precisam circular entre as cidades.

Para o prefeito de Cocos, Marcelo de Souza Emerenciano, esta parceria com os produtores rurais, via Abapa e Aiba, é essencial para recuperar esta estrada, que é uma importante via de acesso para a área agrícola e para o cerrado goiano e Brasília (DF). “Esta estrada estava intransitável há muitos anos travando o acesso das pessoas e o crescimento econômico local elevando os custos da produção agrícola, que poderia gerar ainda mais emprego e renda em nosso município”, afirma.

Agricultores anunciam recuperação de novos trechos de estrada no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/Abapa

Os produtores rurais baianos também celebraram um convênio com a Prefeitura de São Desidério para a recuperação de 104 Km de estrada vicinal que liga a BA-463 a BR-020, conhecida como “Linha dos Pivôs”, e que deverá ser recuperada em aproximadamente três meses. “Já firmamos um convênio em que recuperamos a Rodovia da Soja e agora será beneficiada esta linha que concentra um grande número de empreendimentos agrícolas. Parcerias como estas são sempre bem vindas, pois todos ganham, seja o município ou os produtores”, afirmou o prefeito de São Desidério, José Carlos de Carvalho. A recuperação das estradas nos municípios de Cocos e São Desidério integram o programa Patrulha Mecanizada, realizado pela Abapa, que somente no último ano, revitalizou 223,2 quilômetros de estradas na região.

O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, explica que a conservação das estradas é de interesse de todos que vivem e trabalham nas áreas agrícolas. “Os produtores vem se unindo e fechando as parcerias com as prefeituras para garantir mais facilidade e melhorias do acesso das pessoas que vivem na zona rural e na circulação de mercadorias e da safra agrícola”, afirma. Desde o início do Patrulha, em 2013, já foram recuperados em cinco anos mais de 1000 km de estradas, com um investimento aproximado de R$ 30 milhões para a aquisição de máquinas, manutenção e custeio das operações do programa, com recursos dos agricultores baianos, por meio do IBA, Prodeagro, Fundeagro e parceria com os municípios e com apoio dos próprios produtores.

Agricultores anunciam recuperação de novos trechos de estrada no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/Abapa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Obras do Terminal rodoviário de PituaçúFoto: Paula Fróes/GOVBA

Novo terminal de ônibus Pituaçu fará integração com importantes avenidas de Salvador

Governo do Estado inaugura Escola de Saúde Pública da Bahia

Governo do Estado inaugura Escola de Saúde Pública da Bahia