em

Astrônomos descobrem “super-Terra” com o dobro do tamanho de nosso planeta

Pela primeira vez um telescópio terrestre observou um planeta semelhante à Terra passando em frente à sua estrela. O exoplaneta “55 Cancri e” é cerca de duas vezes o tamanho do nosso, com 25,75 mil Km de diâmetro. Sua estrela é a “55 Cancri, parecida com o nosso Sol, a 40 anos luz e que […]

Imagem representando o "55 Cancri e" ao lado da Terra. Foto: Reprodução
Imagem representando o “55 Cancri e” ao lado da Terra. Foto: Reprodução

Pela primeira vez um telescópio terrestre observou um planeta semelhante à Terra passando em frente à sua estrela. O exoplaneta “55 Cancri e” é cerca de duas vezes o tamanho do nosso, com 25,75 mil Km de diâmetro. Sua estrela é a “55 Cancri, parecida com o nosso Sol, a 40 anos luz e que pode ser vista a olho nu na constelação Cancer.

O telescópio “Nordic Optical Telescope“, localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, foi de onde o planeta foi observado. O astrônomo Ernst de Mooij, da Universidade Queen de Belfast, Irlanda do Norte, é o autor do novo estudo que está sendo feito com recentes observações do telescópio.

Normalmente esse tipo de planetas são visto apenas por telescópios espaciais, já que turbulências na atmosfera dificultam a tarefa de medidas e observações. Porém, os cientistas esperam provar com esse estudo que telescópios terrestre também possam ser utilizados para responsabilidades científicas maiores.

“Nós esperamos que com essas pesquisas muitos mundos terrestres por perto sejam encontrados, que telescópios espaciais simplesmente não conseguem seguir”, completou a co-autora, Mercedes Lopez-Morales, do centro de astro-física da Harvard.

(*Com informações do DM)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Joana Machado teria abortado filho de Adriano Imperador

Famosos prestigiaram gravação do 4º DVD de Luan Santana