em

Correr melhora o desempenho nos estudos

Exercícios, como a corrida, aumentam o foco, concentração e a memorização das matérias, além de melhorar o sono

Foto: Divulgação

Se você vai se preparar para um concurso ou para um vestibular neste ano, certamente uma das principais tarefas será organizar um bom plano de estudos e os horários de dedicação durante a semana. Um item muito negligenciado nessa fase, no entanto, são os exercícios físicos. Além de não te tornar sedentário, a corrida ou outras atividades físicas podem se converter em grandes benefícios para o dia da prova, sabia? Afinal, eles ajudam a melhorar a concentração e a memória.

A preparação física e mental também te livra da alta carga emocional ao longo dessa jornada. É bastante comum ficar muito estressado e ansioso com a proximidade do processo seletivo. Quando se tem dificuldade em algum assunto um  nível ainda maior de stress se apresenta. Há atividades físicas, principalmente as aeróbicas como as corridas, que favorecem a liberação de substâncias que melhoram o bem-estar, diminuindo a ansiedade e a tensão.

Gastar energia é essencial para se ter uma boa noite de sono. Quando não se dorme bem, todo o processo de estudo é prejudicado. Com noites mal dormidas, é possível ter confusão mental e não conseguir se concentrar nos exercícios e nas matérias para estudar.

Em um estudo feito pela neurocientista phd Henriette Van Praag, descobriu-se que os exercícios físicos melhoram a cognição e aumentam a capacidade do cérebro em criar novas conexões, o que é chamada de neuroplasticidade. Todos essas atividades ajudam no aprendizado e na memória. “O exercício não só beneficia a saúde do corpo e bem-estar, ele pode aumentar a saúde do cérebro, porque ele depende do corpo para fornecer o seu combustível (oxigênio e glicose), pois quanto mais se encaixa no corpo, melhor é o seu funcionamento. De fato, o exercício pode aumentar a cognição, estimular o crescimento de novas células cerebrais e melhorar a memória”, afirma o neuropsiquiatra da Universidade de Harvard, John J. Ratey.

Vários outros estudos confirmam a ligação entre corpo e mente. De acordo com o Salk Institute, na Califórnia, pessoas adultas que caminham ou correm três vezes por semana ou mais, aumentam em 15% a concentração e o aprendizado. Portanto, se você quer passar em algum dos vários concursos 2019 ou em vestibulares, não deixe o exercício físico de lado. Ele pode ser essencial para preparar tanto sua forma física como psicológica para o grande dia.

Corrida ou caminhada são ótimos exercícios para começar a ter uma vida mais saudável para o corpo e a mente. Que tal se preparar de forma completa para os estudos e as oportunidades?

Conteúdo Premium Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

Rui entrega medalhas a militares em evento que celebra os 194 anos da PMBA

Rui entrega medalhas a militares em evento que celebra os 194 anos da PMBA

Luisa Ferrari

“O The Voice me deu visibilidade para a rede social”, diz Luisa Ferrari de 9 anos