em ,

Baianos vão à justiça em busca de correção do FGTS

Cerca de 3,7 mil trabalhadores baianos já procuraram o sindicato de suas categorias para entrar com ação contra a Caixa Econômica Federal para a correção do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), informa o jornal A Tarde de hoje (10). De acordo com sindicatos, as ações visam um novo índice de […]

Baianos vão à justiça em busca de correção do FGTS

Cerca de 3,7 mil trabalhadores baianos já procuraram o sindicato de suas categorias para entrar com ação contra a Caixa Econômica Federal para a correção do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), informa o jornal A Tarde de hoje (10).

De acordo com sindicatos, as ações visam um novo índice de atualização monetária para o FGTS que se aproxime da inflação, além da reposição das perdas inflacionárias desde 1999.

A partir deste período, a valorização anual de 3% e a Taxa Referencial (TR), que atualizam o saldo do FGTS, foram menores do que a inflação. Dessa forma, o dinheiro depositado no fundo está perdendo valor nos últimos 15 anos.

Para o trabalhador entrar com ações por meio dos sindicatos, é necessário solicitar junto à Caixa o extrato analítico do FGTS que comprove o saldo do fundo a partir de 1999. Depois é preciso ir ao seu sindicato com os originais e cópias da carteira de trabalho, identidade e comprovante de residência. No geral, o processo é gratuito para os trabalhadores porque os sindicatos já remuneram os advogados.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Correntina: “Fora Mizote” vence mais uma batalha

Feira de Santana terá novo complexo policial