em

Em Goiânia, Procon Municipal alerta para a Black Friday

Promoção ocorre hoje em todo o País Consumidores de todo o Brasil esperam pela promoção que ocorre hoje (28), a Black Friday, com promessas que parecem tentadoras. Para alertar aos consumidores goianienses, o Procon Municipal faz um alerta, divulgando informações para que eles fiquem atentos. Entre as orientações estão procurar por empresas que tenham um […]

Promoção ocorre hoje em todo o País

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Consumidores de todo o Brasil esperam pela promoção que ocorre hoje (28), a Black Friday, com promessas que parecem tentadoras. Para alertar aos consumidores goianienses, o Procon Municipal faz um alerta, divulgando informações para que eles fiquem atentos.

Entre as orientações estão procurar por empresas que tenham um histórico positivo, buscando informações junto a parentes e amigos; realizar a pesquisa de preços e verificar a credibilidade dos sites que oferecem descontos. 

O Procon-Goiânia ressalta a importância de se evitar gastos desnecessários. “Evite compras por impulso, avaliando se realmente você precisa daquele produto”, alerta. 

Como vários sites de compras virtuais oferecem promoções durante a Black Friday, o órgão de defesa do consumidor descreve formas para evitar contratempos. 

Confira as orientações divulgadas pelo Procon-Goiânia:

Para compras pela internet, procure sempre a identificação da loja (CNPJ, razão social, endereço e canais de contato) evitando sites que exibam apenas número de celular como forma de contato.

Prefira fornecedores recomendados por parentes, amigos e consulte sempre sites de reclamação como o Reclame Aqui (reclameaqui.com) para mais informações.

Leia a política de privacidade do site para saber quais são os compromissos quanto ao armazenamento e manipulação dos seus dados.

Confira se o endereço da página é um ‘https’ (o ‘s’ significa segurança), o que garante que a comunicação é criptografada e que os dados dos usuários não serão capturados no meio do caminho.

Evite compras por impulso: pesquise e compare sempre antes de concretizar sua transação, avaliando se realmente você precisa daquele produto.

Para saber se o desconto realmente é vantajoso, é preciso pesquisar antecipadamente e monitorar os preços.

Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme veiculada. 

O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua constatação. Caso o problema não seja solucionado, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso; a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada ou; o abatimento proporcional do preço.

Para compras virtuais é importante lembrar que o consumidor tem o direito de desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado por escrito, no próprio site em que foi adquirido o produto.

Imprima ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).

(*Via DM com informações da Prefeitura de Goiânia)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Musa da web, cantora Christina Milian posa sem calcinha

Jovem comete suicídio e deixa carta para família que fica em estado de choque