em

Goiânia: Amma lança Programa de Coleta Seletiva nas escolas

Alunos vão aprender a fazer hortas adubadas com fertilizantes naturais e composteiras de baixo custo para serem levadas para casa A Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma), por meio da Gerência de Manejo de Resíduos Sólidos (Gesol), dando continuidade às ações de coleta seletiva desenvolvidas no município de Goiânia, lança o Programa de […]

Alunos vão aprender a fazer hortas adubadas com fertilizantes naturais e composteiras de baixo custo para serem levadas para casa

Imagem do lançamento do Programa de Coleta Seletiva nas escolas. Divulgação/Secom
Imagem do lançamento do Programa de Coleta Seletiva nas escolas. Divulgação/Secom

A Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma), por meio da Gerência de Manejo de Resíduos Sólidos (Gesol), dando continuidade às ações de coleta seletiva desenvolvidas no município de Goiânia, lança o Programa de Coleta Seletiva nas Escolas. Pelo projeto, que tem parceria com a Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), serão ministradas palestras, confecção de hortas utilizando fertilizante natural, além de oficinas que ensinam os alunos a fazerem composteiras (recipiente para descartar lixo orgânico) domésticas de baixo custo que podem ser levadas para casa.

Conforme o gerente de Resíduos Sólidos da Amma, Pedro Baima, a ideia do programa é disseminar boas práticas no gerenciamento de resíduos. “Nosso desafio não é só criar uma socialização, mas tornar a escola um local propício no desenvolvimento de práticas que resultem na consciência da importância do reuso dos resíduos sólidos na nossa vida”, explica.

O projeto piloto do Programa de Coleta Seletiva nas Escolas começou na Escola Estadual Murilo Braga, no Setor Leste Vila Nova, e conta com a parceria da Incubadora Social da UFG, que é um departamento da universidade que auxilia as cooperativas de material reciclável. “O projeto foi recebido com entusiasmo pelos professores e alunos da escola”, informa o gerente.

A proposta que está sendo desenvolvida conta com palestras educativas sobre o correto manejo dos resíduos gerados, a estruturação das escolas e campanhas de educação ambiental realizadas pelos próprios alunos. A Incubadora Social participa do projeto com palestras sobre o funcionamento de uma cooperativa, simulando a organização. “Os alunos vão aprender a trabalhar em cooperação, entendendo a importância das cooperativas e a valorização dos trabalhadores de material recicláveis. Além de palestras, serão confeccionadas composteiras e hortas adubadas com a produção de fertilizante natural na escola, assim como uma oficina de composteiras domésticas de baixo custo para os alunos levarem para casa”, pontua Pedro Baima.

Coleta seletiva nos parques
Em mais um desdobramento do Programa de Coleta Seletiva, a Amma promove também a iniciativa nos parques da Capital. Ação foi iniciada no Jardim Botânico com gerenciamento dos resíduos realizado por meio da segregação, acondicionamento e da destinação correta. No local, são realizadas também a compostagem de material verde como folhas e galhadas provenientes das árvores do parque.

“Esses projetos têm como objetivo principal mostrar para a sociedade suas responsabilidades, favorecendo assim a destinação adequada dos resíduos e colocando o cidadão como fator determinante para o sucesso de qualquer programa de coleta seletiva”, diz o gerente da Amma. A busca pela sustentabilidade ambiental permeia as escolas, os parques e – em breve – será lançado o Programa de Coleta Seletiva nas feiras. Com esses trabalhos, a cidade de Goiânia contará com várias arenas de educação e práticas ambientais.

A sede da Amma também é projeto piloto para o Programa Coleta Seletiva na prefeitura. A intenção é adequar a coleta seletiva em todas as secretarias, além de segregar, acondicionar e destinar os resíduos gerados. Medidas para minimizar a produção e correto acondicionamento de lixo já está em pleno funcionamento no órgão. Entre elas: impressão em frente e verso, a adoção de crachás para visitantes – substituindo os antigos adesivos -, além de composteiras de baixo custo.

Por Sara Gomes – Secom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Thalita Zampirolli ganha beijo de panicats em bastidores de gravação

Comissão de Educação da ALBA recebe secretário de Educação nesta terça-feira