em

Semas promove campanha de combate ao trabalho infantil nas feiras de Goiânia

Iniciativa será contínua e abrangerá todas as feiras do município A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), promove busca ativa e campanha de conscientização e esclarecimento nas feiras da capital com o objetivo de combater o trabalho infantil. A ação, que começou nas feiras do Jardim […]

Iniciativa será contínua e abrangerá todas as feiras do município

Semas promove campanha de combate ao trabalho infantil nas feiras de Goiania

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), promove busca ativa e campanha de conscientização e esclarecimento nas feiras da capital com o objetivo de combater o trabalho infantil. A ação, que começou nas feiras do Jardim Curitiba, Riviera e Novo Mundo, será estendida a todas as feiras do município de Goiânia. A campanha será continua.

O trabalho de busca ativa é realizado pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que identifica crianças e adolescentes trabalhando nas feiras. Após a identificação, a equipe do Seas levanta dados referentes ao número de crianças trabalhando nas feiras, como também a idade, endereço, escola em que estudam e os responsáveis, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Identificados os casos, as crianças serão inseridas no Cadastro Único do município para receberem os benefícios da Assistência Social. Além disso, haverá o encaminhamento de crianças e adolescentes paras os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Núcleos de Assistência Social (NAS). Nestes locais, eles serão atendidos juntamente com as famílias por equipe técnica qualificada. As famílias serão orientadas e os filhos participarão, no contraturno escolar, de atividades oferecidas nas unidades de Assistência Social do município.

Na iniciativa, há ainda a atuação da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) que é responsável pelo trabalho de conscientização de feirantes e frequentadores. A abordagem inclui distribuição de panfletos, esclarecimentos sobre os malefícios que o trabalho infantojuvenil pode acarretar no desenvolvimento de crianças e adolescentes e a solicitação de apoio da sociedade no combate à exploração do trabalho infantil.

Segundo a coordenadora do Peti, Valdete Gomes, o trabalho infantil é prejudicial ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Se essas crianças abandonam a escola ou dividem o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar é muito ruim. Isso influencia no abandono escolar e despreparo para o mercado de trabalho. O que sobra para elas são subempregos e o ciclo da pobreza continua sendo alimentado”, disse.

Serviço
Assunto: Semas promove campanha de combate ao trabalho infantil nas feiras de Goiânia
Local: feiras de Goiânia
Mais informações: coordenadora do Peti, Valdete Gomes. Fone: 9326-7724

Por Roberta Amorelli – Secom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Presidente do PSOL afirma que o reajuste dos Servidores Estaduais feito por Rui Costa foi inconstitucional

Rui Costa anuncia programa de estágio e primeiro emprego