em

Prefeito Paulo Garcia inaugura amanhã o Parque Ambiental Macambira

Unidade de conservação tem mais de 25 hectares e será espaço de aprendizado e disseminação de noções de conscientização ambiental, além de promover lazer e convivência da comunidade O Parque Ambiental Macambira (PAM), unidade de conservação muito aguardada pela comunidade do Setor Faiçalville e região, será entregue pelo Prefeito Paulo Garcia nesta terça-feira, 20, às […]

Unidade de conservação tem mais de 25 hectares e será espaço de aprendizado e disseminação de noções de conscientização ambiental, além de promover lazer e convivência da comunidade

Parque Ambiental Macambira. Foto: Divulgação
Parque Ambiental Macambira. Foto: Divulgação

O Parque Ambiental Macambira (PAM), unidade de conservação muito aguardada pela comunidade do Setor Faiçalville e região, será entregue pelo Prefeito Paulo Garcia nesta terça-feira, 20, às 9h. A inauguração faz parte das comemorações pelo aniversário da Capital, que neste ano tem como tema “Goiânia 82 anos: o nosso futuro sustentável começa agora”.

O PAM é um dos exemplos do empenho da atual administração pelo desenvolvimento sustentável da cidade e compõe o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). É uma área de preservação permanente, pois nela se encontram as nascentes do córrego Macambira inseridas em uma mata nativa remanescente com parte preservada e parte alterada pela ação do homem.

Com uma área estimada em 25,5 hectares, o Parque Ambiental Macambira conta com um Núcleo Socioambiental; Núcleos de Estar; Praça das Esculturas – espaços equipados com pequenas praças com pergolados, bancos, bebedouros, entre outros, para a apreciação da paisagem do parque – e um Núcleo de Recreação Infantil com parquinhos de areia.

Parque Ambiental Macambira. Foto: Divulgação
Parque Ambiental Macambira. Foto: Divulgação

Os Núcleos Socioambientais, que também serão construídos em alguns setores do Parque Linear, constituem-se em conjuntos arquitetônicos compostos por ampla laje de cobertura que abriga os blocos de sanitários públicos e salas de uso múltiplo, área administrativa, auditório e áreas de estar cobertas, cujos espaços serão destinados a reuniões, exposições, aulas, palestras e outras atividades de cunho social, cultural e educativo. As ações de educação ambiental com o objetivo de ampliar o debate e a conscientização da população acerca da preservação do meio ambiente acontecerão nos núcleos socioambientais, bem como a partir de ações e projetos pontuais voltados para este fim.

Puama

O Puama é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e visa solucionar problemas resultantes da ocupação desordenada do espaço urbano ao longo do Córrego Macambira e do Ribeirão Anicuns. O Programa prevê a execução do Parque Linear Macambira Anicuns com 24 km de extensão, o maior parque linear da América Latina, além Parque Ambiental Macambira (PAM), situado no Bairro Faiçalville e que será entregue pelo prefeito Paulo Garcia nesta terça-feira.

O Parque Linear foi dividido em 11 setores (trechos) de construção para melhor condução dos trabalhos, porém o escopo de obras não será executado de uma só vez, será licitado e executado por etapas. A primeira etapa comtempla a execução do Parque Ambiental Macambira (PAM) e dos setores 1, 2 e 3 do Parque Linear e, ainda, obras que visam à melhoria da mobilidade urbana, englobando as travessias das Ruas Joaquim Pedro Dias e Egirineu Teixeira e a Avenida Trieste. Serão realizados serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

O Puama prevê também uma série de ações que visam incorporar a comunidade local no processo de educação ambiental e recuperação dos mananciais e, ainda, garantir espaços de lazer para que a comunidade possa usufruir dos parques em sua plenitude.

Parque Ambiental Macambira. Foto: Divulgação
Parque Ambiental Macambira. Foto: Divulgação
Selma Soares – Secom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Embasa

Embasa regulariza abastecimento em Barreiras

Comunidade LGBT realizam a 14ª parada gay de Feira de Santana