em ,

Grupo combate tabagismo motivando pessoas a parar de fumar

Pacientes são auxiliados e incentivados por meio de mensagens de textos e reuniões O auxílio e apoio são essenciais para a pessoa que deseja parar de fumar. E pensando nisso foi criado um grupo no Centro de Saúde Itatiaia com o objetivo de acompanhar os pacientes nesse processo, a partir da proposta do Programa de […]

Pacientes são auxiliados e incentivados por meio de mensagens de textos e reuniões

Grupo combate tabagismo motivando pessoas a parar de fumar. Foto: Divulgação
Grupo combate tabagismo motivando pessoas a parar de fumar. Foto: Divulgação

O auxílio e apoio são essenciais para a pessoa que deseja parar de fumar. E pensando nisso foi criado um grupo no Centro de Saúde Itatiaia com o objetivo de acompanhar os pacientes nesse processo, a partir da proposta do Programa de Adoção de Hábitos Saudáveis, conhecido como TratBem. O programa, que foi implantado na unidade no segundo semestre deste ano, busca acompanhar e motivar pacientes em situações como obesidade, hipertensão, diabetes e tabagismo por meio de mensagens de texto e um aplicativo de smartphone.

O grupo surgiu de um projeto de pesquisa de mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG). A mestranda Lídia Acyole de Souza, uma das que estão à frente na pesquisa, explica que a ideia é oferecer reforço aos pacientes no combate ao tabagismo. “A sugestão é que a pesquisa possa ocorrer nas unidades que oferecem o programa de combate ao tabagismo pelo SUS”, afirma.

A primeira unidade de saúde a receber as atividades foi a do Conjunto Itatiaia, mas, segundo Lídia, a proposta é que o programa atinja um número maior de unidades em 2016. Os encontros semanais funcionaram por seis meses como complemento às mensagens enviadas para os celulares dos pacientes para facilitar o acompanhamento de cada um. “Muitos pacientes afirmam que recebem a mensagem na hora que mais precisam. Outros esperam todos os dias para recebê-la”, explica.

Grupo combate tabagismo motivando pessoas a parar de fumarO programa atinge pacientes em todos os estágios do processo: os que desejam parar de fumar, os que estão diminuindo o uso e os que já pararam. “A ideia é não deixar que eles desanimem. Eles recebem mensagens de motivação por até um ano após parar de fumar para evitar o risco de recaídas”, explica Lídia. A pesquisadora afirma que, até agora, quatro pessoas do grupo já pararam de fumar e já há outras seguindo o mesmo caminho.

TratBem
O Programa TratBem surgiu na Universidade Federal do Ceará como uma proposta de apoio social, psicológico e informacional a pacientes na luta contra diversos agravos, além de estudar os impactos do uso da rede na melhoria da qualidade de vida, podendo simplificar a eficácia do tratamento. O primeiro módulo de trabalho do programa é no combate ao tabagismo. Esse tipo de monitoramento à distância, chamado de MobileHealth, é cada vez mais incentivado pela Organização Mundial de Saúde.

Lídia explica que os pacientes recebem mensagem de uma equipe multiprofissional, composta por farmacêuticos, médicos e psicólogos. “A partir do momento que o paciente decide parar de fumar, as mensagens vão chegando de acordo com os dias e com as necessidades da pessoa em tratamento, no sentido de controlar a ansiedade e a raiva. Mas é importante que o paciente esteja no grupo, pois essa ferramenta serve como reforço ao tratamento”, afirma.

Miqueias Coelho – Secom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Obras do BRT são intensificadas com transplante de árvores

Deputado José Rocha anuncia federalização de trecho da BR 349