em

Goiânia já tem 94,84 quilômetros de trechos cicloviários

Prefeito Paulo Garcia investe em projetos para a circulação segura dos ciclistas e uso da bicicleta aumenta na cidade Os espaços para a circulação dos ciclistas pelas ruas de Goiânia estão aumentando. Atualmente, na cidade há 94,84 quilômetros de trechos cicloviários prontos e em fase de obras. O prefeito Paulo Garcia já implantou 44,76 quilômetros […]

Prefeito Paulo Garcia investe em projetos para a circulação segura dos ciclistas e uso da bicicleta aumenta na cidade

Goiânia já tem 94,84 quilômetros de trechos cicloviários. Foto: Divulgação
Goiânia já tem 94,84 quilômetros de trechos cicloviários. Foto: Divulgação

Os espaços para a circulação dos ciclistas pelas ruas de Goiânia estão aumentando. Atualmente, na cidade há 94,84 quilômetros de trechos cicloviários prontos e em fase de obras. O prefeito Paulo Garcia já implantou 44,76 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e está realizando obras em mais 50,06 quilômetros de vias preferenciais para as bicicletas. Ele afirma que os projetos de mobilidade da administração municipal prezam pelo compartilhamento das vias com as pessoas, bicicletas, transporte coletivo e automóveis.

Segundo o prefeito de Goiânia, com os investimentos da atual administração, o compartilhamento seguro das vias urbanas com as bicicletas já é uma realidade. “Apostamos na mobilidade para melhorar o acesso das pessoas à cidade. Sabemos que a bicicleta pode substituir os automóveis para percursos de curta e média distância e é um modo de transporte que não polui e não degrada a cidade e melhora a saúde”.
Paulo Garcia diz que Goiânia tem hoje 16,62 quilômetros de ciclovias, que estão nas avenidas Universitária e T-63, na Praça Cívica e nos parques Flamboyant, Leolídio di Ramos Caiado e Macambira Anicuns. Mais 19,22 quilômetros de ciclovias estão em fase de obras, nas avenidas T-7, Assis Chateaubriand, dos Alves, T-63, Couto Magalhães, Circular, 4ª Radial e 2ª Radial e no Parque Macambira Anicuns.

O diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso, comenta que o projeto dos trechos cicloviários se iniciou com a implantação das ciclovias ao longo dos corredores preferenciais de ônibus. “A ampliação para os outros dois níveis de funcionalidade (ciclorrotas e ciclofaixas) para o uso da bicicleta ocorreu devido ao aumento do uso das bicicletas pela cidade. As novas sinalizações geraram um efeito pedagógico entre os cidadãos e os motoristas estão respeitando cada vez mais a presença dos ciclistas nas ruas”, afirma.

Ciclofaixas completam um ano
As ciclofaixas de lazer foram implantadas há um ano em Goiânia e estão atraindo cada vez mais ciclistas para as ruas aos domingos. Hoje, as ciclofaixas estão presentes ao redor dos parques Areião, Vaca Brava e Zoológico e nas ligações das ruas a estes parques, somando 14,65 quilômetros de vias sinalizadas.

Diante da grande adesão da população ao projeto, o prefeito Paulo Garcia determinou que as equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) realizem estudos para estender o horário das ciclofaixas, que atualmente funciona das 7h às 16h, aos domingos. “As ciclofaixas se tornaram uma opção segura de lazer e prática de exercícios aos finais de semana. Em um ano de funcionamento, nenhum acidente foi registrado no circuito entre os parques aos domingos”, diz.

Em comemoração a um ano de implantação da ciclofaixa de lazer na Capital, a SMT vai realizar trabalho educativo no domingo, 31, no Lago das Rosas. Na ação SMT Itinerante haverá distribuição de panfletos com orientações de agentes de trânsito, assim como cartilhas e adesivos de respeito aos ciclistas.

Satisfeito com os resultados alcançados pelas ciclofaixas juntos aos goianienses, o prefeito diz que as ciclorrotas também estão garantindo mais segurança aos ciclistas. Na cidade já são 13,49 quilômetros de ciclorrotas, espalhadas pelas regiões sul, Central e noroeste. Outros 29,59 quilômetros de ciclorrotas estão em implantação nas avenidas T-7, T-6, Alpes e nas ligações entre Rua Suécia e Praça Félix de Bulhões, Praça Félix de Bulhões e Rua Suécia, Parque Flamboyant e Avenida 2ª Radial, Avenida Perimetral Norte e Avenida B V 22.

Segundo o diretor técnico da CMTC, Sávio Afonso, Goiânia já vive a fase de adensamento da malha cicloviária, que permite a integração de trechos das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Ele cita como exemplo a ligação existente entre a ciclorrota da Praça Cívica até a ciclovia da avenida T-63, via avenidas Cora Coralina, Ricardo Paranhos e Coronel Eugênio Jardim. No sentido Sul-Norte, os ciclistas podem percorrer o trecho do Terminal Isidória até a Praça Cívica, pela ciclorrota, que se inicia no terminal, seguindo pela 1ª Avenida, Rua 90 e avenida 84, finalizando o percurso na Praça Cívica.

Paraciclos
Paraciclos ou estacionamentos de bicicletas foram instalados pela cidade para atender aos ciclistas. Nos parques Vaca Brava e Areião, por exemplo, já há 20 vagas e o objetivo é chegar a cerca de 70 unidades em outros pontos de Goiânia.

Nos 14 terminais de ônibus em Goiânia e região metropolitana, há bicicletários com cerca de 900 vagas, que permitem a integração dos ciclistas com o transporte coletivo.

Trechos cicloviários entregues (44,76 quilômetros)

Ciclovias
Avenida Universitária – Pça da Bíblia até Pça Cívica – 2,5 km
Praça Cívica – 0,34 km
Av. T-63 – Pça Félix de Bulhões até Wilson Sales – 3,15 km
Parque Flamboyant – 1,87 km
Parque Leolídio di Ramos Caiado – 1,76 km
Parque Linear Macambira Anicuns – 7 km
Total: 16,62 quilômetros

Ciclorrotas

Rua Cora Coralina – Pça Cívica até Av. T-63 – 3,83 km
Av. 90 – Pça Terminal Isidória até Pça Cívica – 3,57 km
Rua 1 – 0,23 km
Rua 2 – 0,39 km
Rua 3 – 1,44 km
Rua 4 – 1,70 km
Rua 6 – 0,72 km
Rua 8 – 0,89 km
Rua 9 – 0,72 km
Total: 13,49 quilômetros

Ciclofaixas – aos domingos
Parque Areião – 2,36 km
Ligação entre Parque Areião e Parque Vaca Brava – 1,48 km
Ligação entre Parque Vaca Brava e Parque Areião – 1,07 km
Parque Vaca Brava – 3,01 km
Ligação entre Parque Vaca Brava e Parque Zoológico – 3,06 km
Parque Zoológico – 2,55 km
Total: 14,65 quilômetros

Trechos cicloviários em fase de implantação (50,06 quilômetros)

Ciclovias em construção
Av. T-7 – Praça Cívica até Av. Assis Chateaubriand – 2,56 km
Av. T-7 – Av. dos Alpes – 1,50 km
Av. T-63 – Pça Wilson Sales até Pça Terminal Isidória – 2,58 km
Av. Couto Magalhães – 0,42 km
Av. Circular/4ª Radial/ Av. 2ª Radial – 2,60 km
Parque Macambira Anicuns – 9,56 km
Total: 19,22 quilômetros

Ciclorrotas em implantação
Av. T-7 – Av. T-6 até Av. dos Alpes – 2,52 km
Ligação entre Rua Suécia e Pça Félix de Bulhões – 1,30 km
Ligação entre Pça Félix de Bulhões e Rua Suécia – 1,49 km
Ligação entre Pq Flamboyant e Av. 2ª Radial – 2,36 km
Ligação entre Av. Perimetral Norte e Av. B V 22 – 9,74 km
Ligação entre Av. B V 22 e Av. Perimetral Norte – 9,81 km
Total: 29,59 quilômetros

Ciclofaixas em implantação
Av. T-7 – Av. Assis Chateaubriand até Av. T-6 – 0,90 km
Av. Suécia – 0,37 km
Total: 1,27 quilômetro

Por Lourdes Souza e Maysa Manoela

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

PSOL de Feira de Santana realizará convenção eleitoral na próxima quarta-feira

Mercado estima que queda do PIB passe de 3,27% para 3,24% este ano