em

Iris cresce e se distancia de Waldir na corrida à prefeitura de Goiânia

Candidato do PMDB é o único que amplia frente na corrida à Prefeitura de Goiânia O candidato do PMDB, Iris Rezende, é o único dos concorrentes à Prefeitura de Goiânia que cresceu, de acordo com a segunda rodada da pesquisa estimulada Serpes/O Popular e agora está a quase 18 pontos à frente em relação ao segundo […]

Candidato do PMDB é o único que amplia frente na corrida à Prefeitura de Goiânia

Iris cresce e se distancia de Waldir. Foto: Reprodução
Iris cresce e se distancia de Waldir. Foto: Reprodução

O candidato do PMDB, Iris Rezende, é o único dos concorrentes à Prefeitura de Goiânia que cresceu, de acordo com a segunda rodada da pesquisa estimulada Serpes/O Popular e agora está a quase 18 pontos à frente em relação ao segundo colocado, o deputado federal delegado Waldir Soares (PR). Iris alcança 37,1% de intenções de votos, ampliação de 5,2 pontos em relação à pesquisa anterior, divulgada em 14 de agosto.

O delegado Waldir Soares atinge 19,2% de preferência do eleitorado goianiense, o que significa uma oscilação negativa de 1,4 ponto sobre o levantamento anterior.

O empresário Vanderlan Cardoso (PSB) aparece com 14,8% de intenções de votos, com variação negativa de 2 pontos.

A diferença entre Waldir e Vanderlan é de 4,4 pontos percentuais. No levantamento da primeira quinzena de agosto, a distância entre o republicano e o socialista era de 3,8 pontos, o que representa empate técnico.

A deputada estadual Adriana Accorsi (PT) é a quarta colocada, com 6,8%, com oscilação negativa de 0,6 ponto.

O deputado estadual Francisco Júnior (PSD) também teve oscilação negativa, passando de 1,2% para 1% no novo levantamento.

O vereador Djalma Araújo (Rede) e o professor Flávio Sofiati (Psol) estão empatados, com 0,6% cada um.

Na estimulada, 11,6% dos goianienses estão indecisos e 8,6% pretendem anular o voto.

A pesquisa não reflete o impacto da propaganda eleitoral no rádio e televisão, iniciada no último dia 26.

Na simulação para o segundo turno, o ex-prefeito Iris Rezende venceria as eleições para o Paço Municipal contra os seus principais adversários: Waldir Soares, Vanderlan Cardoso e Adriana Accorsi.

A soma de quatro candidatos – Adriana Accorsi, Francisco Júnior, Djalma Araújo e Flávio Sofiati – sequer chega à metade dos pontos percentuais do líder da pesquisa, o ex-prefeito Iris Rezende.

O Instituto Serpes ouviu 501 eleitores, em 15 bairros da capital, entre os dias 23 e 26 de agosto de 2016. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo nº GO-02407/2016, no dia 23 de agosto de 2016.

Espontânea

Iris Rezende lidera também a pesquisa espontânea, com 23,8% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar aparece Vanderlan Cardoso bem atrás, que tem 9,6%. Delegado Waldir Soares alcança 8,4%, Adriana Accorsi, 3,6%, Francisco Júnior, 0,2%. Djalma Araújo e Flávio Sofiati não foram citados pelos eleitores. 6% anulariam o voto e 48,5% não decidiram ainda.

Rejeição

Há empate técnico entre os candidatos mais rejeitados pelo goianiense: Iris Rezende (19,8%), Djalma Araújo (19,6%), Adriana Accorsi (18,8%), Delegado Waldir Soares (18%), Flávio Sofiati (17,2%) e Francisco Júnior (17%). Vanderlan Cardoso tem um percentual menor (15%). 42,1% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos e 3,2% não decidiram.

Gráfico. Foto: Reprodução
Gráfico. Foto: Reprodução

 

(*As informações são do Diário da Manhã)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Seplanh realiza operação para adequação de calçadas do setor Marista

IBGE: Brasil já tem 206 milhões de habitantes