em

Bairro Ipiranga recebe Operação Cata Pneus nesta quinta-feira

Ação tem como propósito eliminar focos do Aedes e possíveis criadouros com destinação adequada a pneus A Diretoria de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia realiza nesta quinta- feira, 08, a Operação Cata Pneus no Bairro Ipiranga. A ação tem como objetivo combater os focos do Aedes aegypti e conscientizar […]

Ação tem como propósito eliminar focos do Aedes e possíveis criadouros com destinação adequada a pneus

Foto: Anna Lúcia Almeida

A Diretoria de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia realiza nesta quinta- feira, 08, a Operação Cata Pneus no Bairro Ipiranga. A ação tem como objetivo combater os focos do Aedes aegypti e conscientizar os moradores sobre a importância de evitar possíveis criadouros do mosquito.

“Para a operação, cerca de 60 agentes realizarão o trabalho com o auxílio de 20 veículos”, afirma a gerente de controle de vetores Marcia Alves. Com intuito de evitar possível ocorrência de uma tríplice epidemia (Dengue, Zika e Chikungunya), a SMS – ao longo de todo o ano – vem promovendo ações de combate ao Aedes e, até o momento, 110.323 pneus foram recolhidos na capital.

De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela SMS em outubro, o índice em Goiânia se mantém satisfatório (0,95%). No entanto, houve um aumento no número de casas com focos do mosquito na Capital.

O Ministério da Saúde aponta valores entre 1% a 3,9% como cenários de médio risco para epidemias e que exigem um estado de alerta em relação à infestação. Já números superiores a 3,9% indicam alto risco.

Serviço
Assunto: Operação Cata Pneus
Data: 08 de dezembro de 2016, quinta-feira
Local: antiga garagem Guarani
Endereço: Rua Paissandu com a Cerro Cora, Bairro Ipiranga

Por Leticia Cabral

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

E-mails sugerem que a CBF orientou o Vitória no ‘caso Victor Ramos’

Semas abre inscrições para cursos do Pronatec Jovem Aprendiz