em

Coleta Seletiva de Goiânia recupera acervo de notas

Desfecho da história ocorreu dia 10 de janeiro e mostra compromisso da Coleta Seletiva com os moradores de Goiânia Igor Terêncio Leão é um garoto de 11 anos, colecionador de cédulas antigas de dinheiro. Esse acervo de notas, repassado a ele pelo seu bisavô já falecido, era muito bem cuidado e tinha um enorme valor […]

Desfecho da história ocorreu dia 10 de janeiro e mostra compromisso da Coleta Seletiva com os moradores de Goiânia

Coleta Seletiva de Goiânia recupera acervo de notas
Foto: Divulgação

Igor Terêncio Leão é um garoto de 11 anos, colecionador de cédulas antigas de dinheiro. Esse acervo de notas, repassado a ele pelo seu bisavô já falecido, era muito bem cuidado e tinha um enorme valor sentimental.

Para conservar cada nota, que era para Igor uma preciosidade, ele guardava tudo em um livro que julgava nunca ser descartado, o qual trazia ensinamentos de Corel Draw. Tal ingenuidade, reflexo dos poucos anos de vida, de ainda não entender a rapidez da evolução tecnológica, fez com que suas notas fossem recolhidas pela Coleta Seletiva da Comurg, quando sua mãe, sem saber o que o livro protegia, colocou-o nos resíduos recicláveis.

Para desespero do menino que chorou por um dia inteiro, a coleção foi recolhida. E o que o fez acalmar foi a jornada proposta por sua avó, Marilza Valéria, em resgatar o seu tesouro perdido. Ela divulgou o relato de toda a experiência, conteúdo que compartilhamos aqui:

“Por um descuido, o Igor teve sua coleção de cédulas antigas descartadas no lixo, dentro de um livro. Parecia improvável que iríamos conseguir de volta se levássemos em conta que a coleta foi feita há uma semana ou se contássemos com uma montanha de outros descartados. Mas a tristeza do Igor motivou o desafio.

Assim, iniciamos o rastreio pelo setor de Coleta Seletiva da Comurg, onde falei com Vânia Lílian, que – sensibilizada – nos orientou procurar o Sr. Jesus Afonso, na Coleta Seletiva 3 – Jardim América. Pessoa iluminada que também virou parceiro da nossa “missão quase impossível”. Empenhado, descobriu o destino do lixo coletado no endereço que forneci. Fez um primeiro contato com a responsável pelo local, Lorena, que também se mostrou disponível para a missão, abrindo para que fôssemos até o local para a “caçada”, mesmo com a pequena chance que tínhamos.

Partimos, eu e o Igor, rumo ao Grupo de Catadores de Materiais Recicláveis Fênix Carrossel, no Jardim Petrópolis, onde fomos recebidos pela Maria, que – de forma atenciosa – nos indicou dois grandes volumes para iniciarmos nossa busca. Logo nos primeiros movimentos, o Igor encontrou o Manual do Corel com todas as cédulas dentro, deixando todos estarrecidos.

Fica a lição da importância de destinarmos adequadamente nosso lixo. Foi fundamental para que concluíssemos nossa missão com sucesso. Acreditar e correr atrás das possibilidades diante de um desafio também foi importante. Mas nada disso daria resultado se não contássemos com pessoas dispostas para o bem como as que encontramos, e que se moveram para que a nossa missão fosse um sucesso. Compartilho a foto para registrar e acompanhar nossos agradecimentos a todos.”

A prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), agradece à família de Igor por ter acreditado no serviço prestado pela Coleta Seletiva, que é oferecido à comunidade de Goiânia. Hoje, o desfecho feliz foi o de Igor, mas o Programa Goiânia Coleta Seletiva, desenvolvido pela prefeitura, busca ajudar e contribuir, todos os dias, com muitos que não têm acesso a outras fontes de rendas.

Emocionado com a história, o presidente da Comurg, Denes Pereira, ressaltou a importância de todos contribuírem com o sucesso da Coleta Seletiva. ‘É necessário ter consciência e fazer corretamente a seleção dos resíduos. Um objeto reciclável pode ser muito útil para outra pessoa’, destacou Denes Pereira.

Por Luciana do Prado e Hacksa Oliveira

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Operação da PRF fiscaliza mais de 1000 motociclistas em Eunápolis

Operação da PRF fiscaliza mais de 1000 motociclistas em Eunápolis

Secretário de Finanças dialoga com servidores de Barreiras sobre qualidade dos serviços

Secretário de Finanças dialoga com servidores de Barreiras sobre qualidade dos serviços