em

Secretaria de Saúde intensifica vacinação de adolescentes em escolas de Goiânia

Ação segue até outubro em unidades públicas e particulares. Ao todo, SMS já imunizou mais de 2 mil adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, vem intensificando desde agosto a vacinação contra HPV e Meningite C nas escolas da Capital. A estratégia foi implantada devido à baixa procura pela imunização de adolescentes. De acordo com balanço da SMS divulgado nesta quarta-feira, 27, mais de 2 mil adolescentes já receberam vacinas nas escolas públicas e particulares de Goiânia.

Nesta quinta-feira, 28, duas unidades educacionais da Prefeitura de Goiânia recebem as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, a Escola Municipal Frei Demétrio, no Setor Pedro Ludovico, e a Escola Municipal João Clarimundo, no Setor Água Branca.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Flúvia Amorim, a estratégia seguirá até final de outubro. “Resolvemos ir ao encontro dos adolescentes nas escolas pelo fato desse grupo não ter o hábito de procurar as unidades de saúde. Além da imunização, o trabalho é orientativo, uma vez que a comunidade precisa entender que o câncer de colo de útero ou genital no homem é um fato real”, explica. No caso do câncer de colo do útero no Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para mais de 16 mil novos casos em 2017.

Por sua vez, o objetivo da vacinação contra a Meningite C nos adolescentes é a diminuição das taxas de incidência da doença em condições endêmicas, pois a vacina garante proteção até a idade adulta. “Considerando que a meningite meningocócica é uma das mais graves e contagiosas formas de meningite, com altos índices de mortalidade e de sequelas, a vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários”, finaliza.

Secretaria de Saúde intensifica vacinação de adolescentes em escolas de Goiânia
Foto: Divulgação

Por Thiago Araújo

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

usina solar, fotovoltaica, photovoltaic-system-2742302_1280

Complexo Solar Lapa em Bom Jesus da Lapa será inaugurado nesta quinta-feira (28)

Lei de Incentivo à Cultura promove um novo olhar sobre as artes no interior de Minas

Lei de Incentivo à Cultura promove um novo olhar sobre as artes no interior de Minas