em

Governo de Sergipe entrega Espaço Cuidar no Japãozinho, na zona norte de Aracaju

Espaços são Centros de Cidadania e Inclusão Social, que estimulam a vida comunitária e oferecem oportunidades de capacitação e geração de renda para os moradores das localidades onde funcionam O Governo do Estado inaugura, nesta sexta-feira, 30, às 10h, mais uma unidade do Espaço Cuidar, desta vez, no bairro Japãozinho, na zona norte de Aracaju. […]

Espaços são Centros de Cidadania e Inclusão Social, que estimulam a vida comunitária e oferecem oportunidades de capacitação e geração de renda para os moradores das localidades onde funcionam

Espaço Cuidar no Japãozinho. Foto: Divulgação/GOVSE
Espaço Cuidar no Japãozinho. Foto: Divulgação/GOVSE

O Governo do Estado inaugura, nesta sexta-feira, 30, às 10h, mais uma unidade do Espaço Cuidar, desta vez, no bairro Japãozinho, na zona norte de Aracaju. A solenidade contará com a presença do vice-governador Belivaldo Chagas. O espaço, gerido pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), será a quinta unidade estabelecida pela gestão estadual com a finalidade de se aproximar das comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo sua inclusão, com compromisso permanente de transformação.

Os Espaços Cuidar são Centros de Cidadania e Inclusão Social, que estimulam a vida comunitária e oferecem oportunidades de capacitação e geração de renda para os moradores das localidades onde funcionam. Isso é feito através do acolhimento da população – em todas as faixas etárias –, e da promoção do seu bem estar social.

Somente em 2016, os espaços já assistiram cerca de 22 mil pessoas nas regiões do Bairro Santa Maria e Bugio, em Aracaju; Mutirão, em Nossa Senhora do Socorro; e no município de Simão Dias; com a média de 2.400 atendimentos realizados por mês. O maior destaque, entre as atividades oferecidas nos espaços, são as ‘Oficinas do Bem’, que oferecem vagas para cursos gratuitos de violão, canto, dança, teatro, ginástica, capoeira, percussão, biscuit, grafite e informática.

Além das oficinas, também se faz presente nos Espaços, a Coordenadoria Especial de Juventude da Seidh, com o projeto X4 Change, que leva para a comunidade, aulas gratuitas de inglês e espanhol ministradas por intercambistas, em parceria com a Aiesec. A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres também dá a sua contribuição, por meio de atendimento, palestras e da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – Ônibus Lilás, que busca a conscientização da comunidade no combate à violência doméstica.

Já o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Seidh desenvolve um projeto junto às comunidades, realizando seu acompanhamento nutricional e avaliações físicas, através das medidas antropométricas [peso, circunferência da cintura e altura] para o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). O DSAN também realiza palestras sobre saúde e alimentação, oficinas de horta orgânica e distribuição de mudas frutíferas. O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) também realiza ações voltadas para a intermediação de mão de obra e confecção de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para a população.

Espaços Cuidar

Restabelecido em setembro de 2015, o projeto fortalece as ações de direito e cidadania, transformando os espaços na extensão dos lares das famílias sergipanas. Para tanto, busca-se oferecer serviços gratuitos e oportunidades diversas, já tendo realizado cursos profissionalizantes, como corte e costura; cabeleireiro; eletricista; promotor de vendas entre outros.

Nos Espaços Cuidar, a população também encontra um ambiente acolhedor, capaz de possibilitar e fortalecer a convivência comunitária, transformando vidas. Existem grupos de idosos, jovens e mães que se formam nesses ambientes, buscando melhorar as condições das de vidas, com interesses em comum. Os espaços também estão disponíveis para que a população possa realizar eventos e atuam na elevação da autoestima, valorização da cultura, fomento de práticas esportivas, de responsabilidade social e cooperativismo.

Serviço

O quê – Inauguração do Espaço Cuidar do Japãozinho;

Quando – Nesta sexta-feira, 30, às 10 h;

Onde – Avenida Euclides Figueiredo, nº100 , Japãozinho – Zona Norte de Aracaju.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Em ótima fase, Natila Medeiros se prepara para desfilar no carnaval

Vôlei conquista ouro e handebol prata nos Jogos da Juventude