em

Tradição gaúcha toma conta de cidade uruguaia

Festival de “La Pátria Gaúcha” impulsiona turismo no interior do Uruguai e estimula o setor nas cidades vizinhas há mais de 30 anos

Pátria Gaucha. Foto: Divulgação
Compras Rivera
Compras Rivera. Foto: Divulgação

Montevidéu/São Paulo – fevereiro de 2019 – Manter viva as tradições, reivindicar os trabalhos no campo e trazer a história ao presente são partes fundamentais do espirito da “Pátria Gaúcha”. Há mais de trinta anos Tacuarembó, no Uruguai, se prepara para uma das celebrações mais importantes do país, a “Fiesta de la Patria Gaúcha” – um festival de música folclórica onde as mais autênticas tradições gaúchas do vizinho renascem e se espalham aos olhos de milhares de visitantes todos anos.

Nessa edição, os uruguaios, celebram duas vitórias: a altíssima taxa de ocupação hoteleira na cidade e a 33ª edição do evento, que acontece de 12 a 17 de março em “Laguna de las Lavanderas” – localização da sede da Sociedade Pátria Crioula e Tradição uruguaia.

Para os visitantes que desejam conhecer a aclamada semana, aventurar e hospedar-se em Rivera pode ser uma excelente pedida, pois está a 100 quilômetros de Tacuarembó e é uma cidade multicultural com muitas atrações turísticas como a Rota do Ouro, a gastronomia de fronteira, a viticultura e as compras. Além disso, alguns hotéis de Rivera oferecem 30% de desconto na estadia, mais informações aqui: https://www.turismo.gub.uy/index.php/pr/uma-viagem-dois-destinos-incriveis

Pátria Gaucha
Pátria Gaucha. Foto: Divulgação

Ambas as cidades representam uma combinação perfeita para toda a família e uma oportunidade imbatível de conhecer duas regiões uruguaias que fazem parte da rica cultura do norte do país, quase desconhecidas pelos brasileiros.

Com entrada gratuita, o lançamento em plena temporada de verão é uma amostra para os uruguaios e estrangeiros conhecerem mais sobre as festividades que fortalecem as tradições do país, realizam competições entre sociedades tradicionalistas, oferecem uma variada proposta musical e até mesmo compras.

Anualmente o evento convoca mais de 80.000 visitantes, que assistem feitas pelas mãos das sociedades crioulas a recriação das construções do período, acompanham todas as competições de testes e habilidades. Na programação da semana ainda existem shows noturnos, desfile gaúcho e missa crioula. (https://www.patriagaucha.com.uy/programacion).

Essa é a maior manifestação da cultura tradicional celebrada num vasto território do gaúcho, transnacional, que se estende por todo o Uruguai, mais os estados do sul do Brasil e a costa leste da Argentina.

“La Laguna de las Lavanderas”

Conta a história que a esse lugar chegavam as lavadeiras de Tacuarembó com grandes matulas de roupas e passavam longas horas sobre a beira da lagoa lavando para conseguir limpar. Os tempos mudaram, mas a paisagem não: continua linda.

Em homenagem as lavadeiras da beira da lagoa, o lugar passou a chamar-se “Laguna de las Lavanderas”. A apenas 1 quilómetro do centro de Tacuarembó, muito visitada pelos cidadãos e turistas que buscam pelo contato pleno com a natureza. No local os visitantes podem acampar e contar com a estrutura completa para isso, pois o camping está equipado com banheiros, mesas, bancos, churrasqueiras, água e eletricidade. A sombra protetora dos eucaliptos garante o frescor nos intensos dias de sol.

Esse imenso parque, conhecido também como 25 de agosto, é um lugar ideal para dar uma escapada da cidade em qualquer momento do dia. A sua proximidade faz que seja muito confortável para que as pessoas possam acessar a ele e desfrutar do descanso no ar livre.

Vídeos sobre o evento em 2018

Da Folha Geral, em São Paulo*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Ellen Moraes Senra

Negros no Oscar e incentivo social

Marina Debasa na NRF 2018

NRF 2019 e o Novo Varejo: a importância da busca constante pelas atualizações