em

Curiosidades importantes sobre a hora de vender seu carro

Sabia que existem algumas atitudes essenciais para tornar essa transação mais rápida e segura? Confira aqui!

Ilustração. Foto: Pixabay

Se está colocando o seu Onix à venda em Curitiba, com certeza você vai querer ganhar muito dinheiro. No entanto, tem algumas coisas que precisa saber antes se quiser, realmente, que esse seja um bom negócio para você.

Quer queira vender o seu Onix a uma revendedora de carros ou a pessoas físicas, existem inúmeras curiosidades relacionadas a esse processo que podem aumentar desnecessariamente os seus custos ou dar uma má impressão ao veículo.

Os tópicos a seguir descrevem alguns desses fatos curiosos.

Fato curioso nº 1 – Não saber o valor do seu carro pode fazer com que você venda o veículo por um preço menor

Quer pretenda vender o seu carro usado a uma revendedora de automóveis ou a pessoas físicas, você deve ter pelo menos uma ideia do valor do seu veículo. Consultar a Tabela Fipe é a melhor maneira de fazer isso.

Além da Tabela Fipe, você também pode ter uma ideia do valor atual de seu automóvel fazendo com que ele seja avaliado em revendedoras de carros usados.

Caso contrário, se você for querer vender o seu veículo sem nem consultar o valor dele, pode ser que acabe se contentando com muito menos do que o automóvel realmente vale.

Fato curioso nº 2 – Realizar grandes reparos mecânicos para aumentar o valor do seu carro pode acabar te deixando no prejuízo

Tudo bem que colocar o seu Onix à venda em Curitiba com uma transmissão recentemente reconstruída, por exemplo, vai fazer com que o carro tenha mais valor de mercado do que se estivesse com problemas de transmissão comuns.

No entanto, na maioria dos casos, o valor de venda do veículo não trará dinheiro adicional suficiente para cobrir o custo deste ou de outros grandes reparos (incluindo os realizados na carroceria).

O recomendado, portanto, é que se o seu veículo precisa de reparos, que você obtenha uma estimativa por escrito do custo desses consertos e os divulgue no anúncio de venda.

Você vai descobrir como um número surpreendente de pessoas está disposto a comprar carros com falhas significativas – se o valor do veículo (e dos reparos) estiver correto, claro.

Isso pode ajudar até em negociações em que um potencial comprador citar um determinado problema como uma razão para fazer uma oferta excessivamente baixa: nesse caso, é só você mostrar que o valor do reparo pode sair bem em conta e fazer uma nova proposta aumentando o valor do veículo.

Fato curioso nº 3 – Vendas difíceis quase sempre não lhe trarão o melhor negócio que poderia conseguir

Um bom negócio deve se concretizar facilmente por conta própria. Isso significa que os compradores que recorrem à alta pressão provavelmente estão insistindo em uma oferta que é menos do que a ideal para você.

A boa notícia é que há muitos revendedores de carros e potenciais compradores físicos por aí, então você não precisa aguentar esse tipo de tática quando a vir pela frente. Você pode ter o poder nesta transação, desde que esteja disposto a dizer não e se afastar.

Fato curioso nº 4 – Uma simples limpeza no seu carro antes de apresentá-lo ao comprador pode causar uma impressão muito boa

Limpe o carro completamente antes de tentar vendê-lo para algum potencial comprador. Lave-o e, se possível, encerre o exterior, aspire e lave o interior e limpe as janelas por dentro e por fora.

Termine o trabalho usando uma cera preta nos pneus. Acredite: colocar o seu Logan à venda sem lavá-lo antes pode levar muitos compradores em potencial a questionar quais tarefas de manutenção podem ter sido negligenciadas (já que, nem lavar o carro, você lava direito).

Fato curioso nº 5 – Muitas revendedoras de veículos acabam reduzindo o valor do carro durante o processo de fechamento do negócio

Na maioria das transações de compra de carro com empresas revendedoras de veículos, você vai à empresa, concorda com um contrato com base em determinada avaliação do seu automóvel e depois continua a usar o seu carro enquanto aguarda receber o dinheiro por ele.

Uma vez que algo poderia acontecer ao seu veículo durante este tempo, a maioria dos contratos permite que o revendedor faça uma segunda avaliação quando você retornar para pegar o seu pagamento por ele.

Infelizmente, alguns revendedores usam essa previsão contratual para reduzir arbitrariamente o preço, muitas vezes de forma significativa, aproveitando-se do fato que você já está empolgado para receber o valor da venda.

Se nada aconteceu com o seu veículo desde a primeira avaliação e a revendedora insistir em reduzir a sua oferta original, você deve ser capaz e estar disposto a ir embora. Certifique-se, claro, de que o contrato permita isso sem impor taxas ou penalidades a você.

Fato curioso nº 6 – A maioria das pessoas que vende o seu carro usado acaba não aproveitando todas as opções de publicidade gratuita que têm à sua frente

Há muitas maneiras fáceis e gratuitas de mostrar aos outros que o seu carro está à venda e a maioria das pessoas que vende os seus veículos usados nem para pra pensar nisso. Estacionar em um local visível com um sinal no automóvel de “à venda”, por exemplo, é uma dessas maneiras.

Outra forma é colocar o seu Logan à venda em um site gratuito de compra de automóveis. Não importa as maneiras que escolha seguir, quanto mais pessoas souberem do seu veículo, melhor.

Fato curioso nº 7 – Muita gente que vende o seu carro usado costuma cometer o erro de deixar ferramentas e fluidos no porta-malas quando vai apresentar o veículo a um potencial comprador

Pois é, isso é um grande erro, e por isso a nossa dica é que você tire tudo do porta-malas (com exceção do estepe e das ferramentas fornecidas de fábrica, óbvio) antes de mostrar o carro a um potencial comprador.

Garrafas de óleo, recipientes de refrigerante com água dentro e uma extensa coleção de ferramentas podem dar a entender que o carro precisa de atenção constante devido à queima de óleo ou a vazamentos constantes de líquido, por exemplo.

E você, já conhecia todas essas curiosidades? Caso tenha curtido o post, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais.

 

 

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Andréa Capitulino

Rainha de Bateria Andréa Capitulino é destaque em GP do Brasil de Fórmula 1

Garoto de 13 anos desenvolve calibrador para ajudar a medir batimentos cardíacos de bebês

Garoto de 13 anos desenvolve calibrador para ajudar a medir batimentos cardíacos de bebês