em ,

13 hábitos a cortar já para melhorar a produtividade em 2016

O segredo não está em trabalhar mais, mas de forma inteligente Mus hábitos que sabotam a sua produtividade: 1. Pesquisas impulsivas Muitos empregos fornecem acesso constante à internet. O que pode ser o problema para aqueles que divagam e têm um gosto especial por fazer pesquisas aleatórias no google. Para evitar pausas desnecessárias enquanto trabalha, […]

O segredo não está em trabalhar mais, mas de forma inteligente

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mus hábitos que sabotam a sua produtividade:

1. Pesquisas impulsivas

Muitos empregos fornecem acesso constante à internet. O que pode ser o problema para aqueles que divagam e têm um gosto especial por fazer pesquisas aleatórias no google.

Para evitar pausas desnecessárias enquanto trabalha, escreva o que lhe vem à cabeça num caderno de notas. Desta forma poderá pesquisar mais tarde e não desperdiçará tempo no trabalho.

2. Multifunções

Há quem ache que é muito bom a fazer duas coisas ao mesmo tempo, mas uma investigação cientifica descobriu que apenas 2% da população é capaz de o fazer eficientemente. Para o resto dos comuns mortais, reduz o défice de atenção e produtividade a longo prazo.

3. Consultar o email durante o dia

Mais uma vez a internet é inimiga da produtividade. Sempre que consulta o seu email perde mais de 25 minutos de trabalho.

4. Recompensas morais

Qualquer que seja o seu novo hábito: começar uma nova dieta, fazer mais exercício físico ou uma mudança de rotina de trabalho, a tendência é sempre a mesma – “até me estou a portar bem, mereço uma recompensa.”

Esta ideia de que “merecemos” algo por fazer a nossa obrigação afasta-nos do nosso objetivo inicial.

Faça do objetivo a sua identidade, torne-se o tipo de pessoa que quer ser, e não alguém que está a fazer algo contra a sua própria vontade.

5. Adiar trabalho

As pessoas começam muitas vezes pelas tarefas mais simples e deixam as mais difíceis para o final do dia. Isto é uma má ideia, porque muitas vezes o trabalho guardado para o final do dia nem sequer chega a ser feito.

Investigadores descobriram que as pessoas têm uma força de vontade limitada e que reduz ao longo do dia. Sendo assim, é mais fácil fazer as tarefas mais difíceis no inicio do dia.

6. Demasiadas reuniões

Nada interrompe tanto a produtividade como reuniões desnecessárias. Aceite apenas reuniões devidamente agendadas e estabeleça a duração das mesmas.

7. Estar sentado o dia todo

A consultora de negócios, Nilofer Merchant, partilhou como ajudou várias empresas a desenvolver várias novas ideias de sucesso: “reuniões exteriores.” Merchant recomenda sair do edifício da empresa para reuniões, apanhar ar fresco e ter novas ideias.

8. Atrasar o despertador

Pode parecer que atrasar o despertador lhe dá um tempinho extra para descansar e começar o dia, mas a verdade é que tem mais prejuízos que benefícios. No primeiro despertar o nosso sistema endócrino liberta hormonas de alerta para que nos preparemos para o dia. Voltando a dormir, estamos a atrasar este processo.

9. Não saber priorizar

Ter imensos objetivos não é uma garantia de sucesso, aliás, muito pelo contrário. Estabeleça poucos objetivos e acima de tudo, realistas.

10. Planear demasiado

Pessoas organizadas têm tendência a planear as suas vidas ao milímetro. No entanto, os imprevistos acontecem e o plano vai por água abaixo. Tente planear apenas 4/5 horas do seu dia: em caso de imprevisto, conseguirá adaptar-se melhor.

11. Planear pouco

Determine o seu objetivo final e como o alcançará, definindo pequenos passos.

12. Ter o telemóvel ao lado da cama

Os ecrãs dos smartphones, tablets e computadores emitem uma luz azul que danifica e suprime a produção de melatonina, uma hormona que ajuda a regular os ciclos de sono.

13. Perfecionismo

Quer parar de procrastinar? Não seja tão exigente consigo mesmo. Pense que a tarefa não é assim tão importante e que não é assim tão grave cometer certos erros.

Do Sapo.pt

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Um dia depois de disparada, dólar cai e volta a fechar abaixo de R$ 4

Brasileiro é detido após entrar nu na Basílica de São Pedro, no Vaticano