em

Aprenda a limpar o fogão inox de forma efetiva e segura

Ter um fogão sempre limpo e livre de gordura é o desejo de toda dona de casa, mas nem todo mundo quer ter o trabalho de retirar a sujeira do eletrodoméstico depois de fazer a comida. Por mais que pareça trabalhoso, manter o fogão impecável deixa a cozinha mais bonita e higiênica. Uma boa dica […]

Ter um fogão sempre limpo e livre de gordura é o desejo de toda dona de casa, mas nem todo mundo quer ter o trabalho de retirar a sujeira do eletrodoméstico depois de fazer a comida. Por mais que pareça trabalhoso, manter o fogão impecável deixa a cozinha mais bonita e higiênica.

Uma boa dica para quem quer proteger o fogão de forma prática é usar os protetores de papel, que são encontrados facilmente nos supermercados. Outra recomendação é comprar produtos apropriados para limpeza de fogões. Eles são vendidos em forma de spray, líquido ou cremoso e facilitam bastante o dia a dia. Há diferentes marcas no mercado para atender a todos os tipos de preferências.

Não existe mistério para limpar o fogão. Com os produtos certos, você consegue cumprir essa tarefa sem muito esforço.

Os fogões de inox merecem atenção especial durante a limpeza para evitar que eles fiquem arranhados ou manchados. Veja algumas dicas:

  • Não use esponjas de aço ou outro tipo de esponja abrasiva para limpar o fogão de inox, pois esses materiais danificam a superfície e riscam o fogão.
  • O melhor é usar um papel toalha ou um pano macio e úmido para remover o excesso de sujeira.
  • O ideal é limpar o fogão de inox toda vez que fizer comida nele. Assim, você evita o acúmulo de gordura e restos de alimentos.
  • Não use produtos com cloro ou álcool.
  • Utilize um pano limpo e seco para finalizar o processo de limpeza.

Recomendações de segurança durante a limpeza do fogão

Lembre-se de desligar o fogão da tomada antes da limpeza para evitar o risco de choque elétrico. Não faça a limpeza do eletrodoméstico enquanto ele estiver quente. Aguarde o fogão esfriar para iniciar o processo.

Por mais que pareça comum, não utilize facas ou outros objetos pontudos para remover crostas ou sujeiras mais resistentes. Isso pode arranhar o fogão ou até mesmo causar ferimentos nas mãos.

Além de limpar a superfície, lembre-se de cuidar bem das grades. Elas podem ser limpas com esponja e sabão. Se preferir, deixe-as de molho por alguns minutos e depois esfregue bem.

Para limpar os queimadores e bocas, retire-os do fogão, esfregue com uma esponja e com o produto adequado, enxágue com água corrente e coloque para secar.

É fácil ter um fogão limpo!

Seguindo corretamente todas essas dicas, você terá um fogão sempre limpo e com aparência de novo em sua casa. Além disso, terá um eletrodoméstico bem cuidado para preparar receitas deliciosas.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Signo de Áries – Previsão do Horóscopo do dia 03/09 a 09/09

Soja curso da SAFRAS e Mercado

Redução de riscos em comercialização de milho e soja é tema de curso da SAFRAS & Mercado